As 5 melhores dicas de como vender seguros

Postado em 20 de dezembro de 2017 por Segfy

Realizar boas vendas depende de várias qualidades: inteligência, senso de oportunidade, focar no público certo e muito mais. E o que fazer para aplicar todos esses conceitos e aprimorar a forma de vender seguros?

Diferentemente de outros itens à venda, um seguro é algo meio abstrato: o cliente tem mais dificuldade de visualizar seus benefícios, ainda mais porque ele pode nunca chegar a utilizá-los. Além disso, preços e condições contratuais podem se transformar em barreiras para a venda.

Mas não se preocupe: você tem tudo para melhorar as vendas. Além das ferramentas mais apropriadas, algumas práticas ajudam bastante a melhorar os resultados. Veja as 5 melhores dicas de como vender seguros que separamos para você!

1. Não venda o seguro, mas sim seus benefícios

Se você parar para pensar, ninguém tem interesse em adquirir um seguro. O objetivo é garantir a proteção de um patrimônio, trazer mais segurança para a família ou algo do tipo. Ou seja, o que deve ser destacado na venda de seguros é o benefício que ele vai trazer para quem o comprar.

Aprenda sobre seus clientes, saiba sobre seus problemas e dores e mostre como um seguro certo pode ajudá-lo. Talvez ele ache um seguro para o seu carro caro, mas se você mostrar como isso pode ajudar a ele viver uma vida mais tranquila, sem se preocupar em seu carro bater ou seu roubado, ele perceberá o valor desse seguro e fechará a compra com você.

Mostre todas as vantagens daquilo que vende e faça com que a pessoa interessada na contratação enxergue que, ao adquirir o seguro, vai pagar por algo que realmente fará diferença na vida dela.

2. Identifique o público certo

Para vender seguros, você deve conhecer o seu público. Caso contrário, perderá tempo e energia oferecendo algo para uma pessoa que não tem nenhum interesse ou condições financeiras de adquiri-lo. Não adianta oferecer um seguro de automóvel de luxo a alguém que possui um carro popular, certo?

Saiba o que cada cliente precisa naquele momento, talvez o foco do seu cliente agora seja ter um seguro para batidas que caiba em seu bolso, ela não veria problema em diminuir o quanto iria receber se seu carro fosse roubado, pois não acredita que exista uma grande chance de isso acontecer. Você só aprenderá sobre as especificidades de seus clientes se conversar com eles, então lembre-se de estar sempre aberto para conversas e anotar as informações importantes que obtiver delas.

Portanto, conheça o seu público. Saiba como pensa e age e entenda os motivos que fariam cada pessoa contratar um determinado tipo de serviço. Conhecendo-as individualmente, você terá argumentos mais sólidos para convencê-las.

3. Ofereça um plano adequado

Além de conhecer as ideias, hábitos e práticas do seu público, é fundamental vender seguros que sejam adequados a essas pessoas. Não tente “empurrar” o que conseguir para um cliente, pois, se não for algo que ele precisa, as chances de ele não comprar ou se arrepender são altas.

Então, não gaste tempo tentando vender algo que não trará benefícios para o seu cliente, foque em buscar os clientes que mais se beneficiarão com a sua solução. Assim, o seu cliente estará sempre satisfeito e você não perderá tempo tentando vender para alguém que não quer comprar.

Defina bem o público certo para cada oferta que for fazer. Dessa forma, suas vendas e a sua reputação como vendedor vão aumentar.

4. Construa e mantenha um bom relacionamento

É muito importante atender bem os seus clientes e, assim, construir um relacionamento duradouro com eles. Caso contrário, além de não comprarem, dificilmente indicarão o seu trabalho para outras pessoas, diminuindo as suas chances de vender seguros.

Vale a pena lembrar que a indicação de um serviço por um amigo ou familiar que o contratou e gostou é um dos principais motivos que leva uma pessoa a buscar esse serviço. Construa e mantenha uma boa relação com potenciais clientes e também com quem já contratou o seu serviço. Isso também te ajuda a fidelizar clientes.

5. Entenda o mercado e aprimore seus conhecimentos

Para conquistar clientes, é muito importante conhecer a concorrência, o público e o mercado como um todo. Só assim vai ser possível criar diferenciais, aprimorar as técnicas de venda, conhecer novidades e tudo mais que pode facilitar o seu trabalho.

Dedique uma parte do seu dia a dia para aprender cada vez mais sobre seus clientes e sobre o mercado de seguros, quanto mais você souber mais poderá ajudar os segurados na vida deles. Invista em si mesmo e em seu negócio, você e sua empresa são os seus bens mais importantes, nunca pare de investir em si mesmo, aprender e crescer.

Não pare no tempo. Faça do seu dia a dia uma busca constante de informações que aumentem suas habilidades e te transformem, a cada texto lido e curso que fizer, num vendedor melhor.

Gostou das nossas dicas? Quer aprender mais sobre esse tema? Então confira nosso guia gratuito com dicas valiosas sobre a Vendas de Seguros- Baixe Gratuitamente e aproveite.

Se inscreva em nossa newsletter e receba novidades
Segfy, você + seguro 🧡
Segfy Tecnologia S/A | 30.254.990/0001-55 © 2021 Segfy ®. All rights reserved.