Como usar o WhatsApp para vender mais seguros?

Postado em 4 de novembro de 2020 por Segfy

O WhatsApp é uma ferramenta que já faz parte do nossa a dia, seja para uso pessoal ou profissional. Contudo, muitos corretores ainda não sabem como vender seguros pelo WhatsApp ou como tirar proveito dos recursos que ele oferece.

Por isso, neste blog post, reunimos 6 dicas para entender como aproveitar melhor as oportunidades oferecidas pelo aplicativo. Confira cada uma delas e aumente as chances de aumentar as vendas do seu negócio. Boa leitura!

1.  Adote o WhatsApp Business

Um dos pontos para você entender como vender seguros pelo WhatsApp é utilizar a versão corporativa desse aplicativo. Com ela, você faz uma distinção clara do perfil pessoal e do profissional.

Essa versão business também é gratuita e oferece várias funcionalidades extras que otimizam a rotina da empresa. Por exemplo, com ela, é possível configurar respostas automáticas, criar mensagens personalizadas e desenvolver relatórios. Assim, sua corretora mostra mais profissionalismo ao mesmo tempo em que transmite credibilidade. 

2.  Utilize listas de transmissão

Listas de transmissão facilitam muito o trabalho para o corretor. Com elas, é possível agrupar clientes com os mesmos interesses e perfis e enviar mensagens personalizadas. O aplicativo permite criar listas com até 256 contatos. 

Apesar do envio ser para várias pessoas, cada usuário recebe o conteúdo individualmente. Essa funcionalidade ajuda a melhorar o relacionamento com o cliente, estreitando os laços com ele. 

3.  Ofereça conteúdo

Oferecer conteúdo de qualidade também é uma das dicas de como vender seguros pelo WhatsApp. Aproveite esse contato direto que você tem com o cliente e envie áudios, textos e vídeos, inclusive no pós-venda!

Lembra das listas mencionadas acima? Busque criá-las a partir de um funil de venda, identificando em qual estágio seu cliente está. Porém, é importante não exagerar na quantidade de material enviado e oferecer a possibilidade da pessoa sair da lista de transmissão a qualquer momento.

4.  Construa audiência via redes sociais e site

Uma boa maneira de promover seu WhatsApp corporativo é divulgar o número nas redes sociais da corretora. Adicione o botão para iniciar a conversa no site, se possível, e facilite ainda mais essa interação com o cliente.

Outra dica é oferecer promoções através desse canal, como forma de atrair o público. Isso porque para enviar mensagem o cliente vai precisar salvar seu contato. Essa tática é chamada de confirmação dupla, na qual a pessoa confirma o interesse em seu negócio 2x – uma por meio da rede social e outra no WhatsApp. 

5.  Utilize a mensagem de voz a seu favor

Mensagens de voz são uma excelente maneira de como vender seguros pelo WhatsApp. O aplicativo facilita tanto, que é possível inclusive ter um banco com áudios respondendo a perguntas frequentes.

Utilizando esse recurso, você consegue responder rapidamente seu cliente, e não perde tempo digitando a mesma resposta para várias pessoas. Mas, é preciso sempre ter o consentimento do cliente! Por isso, é importante sempre pedir a permissão para enviar áudios. O mesmo vale para vídeos. 

6.  Utilize o WhatsApp para enviar cotações

Com tantas facilidades que o WhatsApp oferece, aproveite para enviar as cotações através dele. O processo de vendas pode ser totalmente conduzido pela ferramenta. E se sua corretora contar com um sistema multicálculo tudo ficará ainda mais fácil e prático.

Em poucos segundos você faz a cotação em várias seguradoras ao mesmo tempo e pode enviar a proposta direto para o seu cliente. Essa agilidade contribui muito para o fechamento da venda.Gostou das nossas dicas sobre como vender seguros pelo WhatsApp? Então, aproveite para experimentar o Multicálculo da Segfy gratuitamente, que permite que você envie orçamentos personalizados, diretamente pelo aplicativo!

Se inscreva em nossa newsletter e receba novidades
Segfy, você + seguro 🧡
Segfy Tecnologia S/A | 30.254.990/0001-55 © 2021 Segfy ®. All rights reserved.