Como atender melhor os seus clientes?

Postado em 20 de dezembro de 2017 por Segfy

Há muitas dicas para melhorar as suas vendas de seguro, mas a verdade é que a parte mais importante do processo se dá no atendimento. Esse é o momento em que você poderá conquistar e encantar o cliente ou perdê-lo de vez.

Por isso, é importante sempre refletir sobre como atender melhor os clientes para garantir o fechamento de suas vendas e a permanência deles em sua carteira. Dê uma olhada nas dicas.

1. Seja rápido e eficiente

Essas duas palavras devem ser guias para o seu trabalho, já que seu foco como corretor deve ser sempre atender a necessidade do cliente com agilidade e com a garantia de que ele sairá satisfeito. Procure fazer as perguntas certas, demonstrando interesse em resolver a situação, e sempre pensando em como solucionar o problema do segurado.

Saiba quem seu cliente é, estude e anote as perguntas feitas rotineiramente, além de tentar ler os blogs que seu cliente lê, para assim saber como atendê-lo da melhor forma possível, ocupando-se com o que é mais importante para ele. Lembre-se, eficiência vem a partir de conhecimento, então quanto mais você conhecer o seu cliente melhor e mais rápido poderá atendê-lo.

2. Não deixe o cliente esperando

Ninguém gosta de esperar para resolver algum problema, não é verdade? O seu cliente também não. Inclusive ele só foi até você porque precisa de uma ajuda o mais rápido possível. Então, se não puder atendê-lo imediatamente, explique-se, pegue o contato e ligue assim que puder.

Além disso, forneça outras formas de atendimento como chat e facebook, onde você pode responder seu cliente com muita agilidade, além de comunicar com vários compradores simultaneamente, sem os impedimento comuns em ligações por telefone.

3. Procure compreender as necessidades dos clientes (e faça além)

Nada pode ser mais desconfortável do que um corretor que não se interessa pelo que você tem a dizer. É isso o que o cliente pensa. Então, procure ouvir o que ele está dizendo. Muitas vezes, de uma conversa amigável e despretensiosa podem surgir grandes negócios.

E tente, sempre, oferecer mais do que o segurado espera. Por exemplo, quando ele chegar até você, dedique-se a oferecer o melhor seguro, de acordo com o perfil. Verifique se não existem planos que proporcionam cobertura maior, procure saber se ele tem casa própria, se tem veículo e se há algum tipo de desconto a partir dos dados que ele passar (idade, estado civil, quantidade de filhos...)

4. Estabeleça um padrão de atendimento

Sabemos que cada cliente é único e que cada um deles tem necessidades diferentes. Ainda assim, o momento do atendimento não costuma ter muitas diferenças, não é verdade? Que tal padronizar o seu atendimento? Isso o deixará ainda mais seguro do que é preciso fazer e evitará que você se esqueça de alguma etapa importante de seu trabalho.

Portanto, deixe sempre anotadas as perguntas e respostas mais frequentes para você usar durante o seu atendimento, agilizando suas respostas e melhorando elas cada vez mais. Para as perguntas mais incomuns adapte-se a cada cliente, mas sempre busque encontrar padrões para agilizar seu atendimento para você e seus compradores.

5. Mantenha uma planilha atualizada de como atender melhor os clientes e segurados

A ideia de se ter uma planilha de atendimento é para assegurar que você sempre se lembre de cada pessoa que atendeu. Existem muitos corretores que possuem uma memória incrível e você pode ser um deles, mas quanto mais você conseguir anotar as informações importantes para você, menos precisará se preocupar com elas no futuro.

Então, assim que acabar um atendimento, anote na planilha o nome, as informações de contato (telefone, celular, e-mail…), qual a solução de que o cliente ou segurado precisa, entre outras informações que podem ser relevantes para a formatação de seu atendimento, inclusive se já deu o retorno ou não. Criar esse hábito o ajudará a dar continuidade ao atendimento e a fazer um pós-venda ainda melhor.

Você também pode usar um sistema CRM, que juntará essas informações de forma intuitiva, permitindo você navegar pelas informações sobre cada cliente. Você saberá quando ele realizou a compra, quando te contatou, as mensagens e ligações que fez com eles e muito mais. Use dos benefícios que tecnologias como essa podem trazer para sua corretora.

6. Evite utilizar termos técnicos demais

Lembre-se de que o seu cliente ou segurado pode não atuar na mesma área que você. Aliás, ele não deve fazer nem ideia de como funciona o seu trabalho. Se usar termos técnicos demais, em vez de atraí-lo, poderá afastá-lo de vez.

Eduque seu cliente, se precisar utilizar palavras, como sinistro ou franquia, procure explicar o que significam e, aos poucos, vá sentindo se o cliente já tem alguma noção sobre seguro. Seja sempre o mais claro possível e procure sempre explicar detalhes que perceba que não estão fazendo sentido para ele.

O que achou das dicas sobre como atender melhor os clientes? Para acompanhar outras informações como essas, Curta nossa página no Facebook!

 

[contact-form-7 id="502" title="Newsletter"]

Se inscreva em nossa newsletter e receba novidades
Segfy, você + seguro 🧡
Segfy Tecnologia S/A | 30.254.990/0001-55 © 2021 Segfy ®. All rights reserved.