O que é melhor: abrir uma filial ou franquia de corretora de seguros?

Postado em 24 de agosto de 2021 por Segfy

Minha corretora cresceu, e agora?

A expansão da empresa é um momento super aguardado por grande parte dos corretores, assim como também é desafiador e traz à tona diversas dúvidas, como a decisão sobre qual é o melhor modelo de negócio a seguir: filial ou franquia de corretora de seguros? 

A verdade é que todo crescimento exige muita organização e planejamento, arquitetando de maneira integrada as estratégias que vão alcançar mais clientes, impulsionar o faturamento e ampliar a presença da marca, garantindo não só o retorno do que foi investido, como também a sustentabilidade e o sucesso nessa nova empreitada. 

E como diriam os versos de Geraldo Vandré, "quem sabe faz a hora, não espera acontecer", né? Chegou o momento de conhecer melhor essas duas formas de expandir a sua corretora de seguros e partir para o tudo ou nada. 

Vamos lá?  

3 indicadores de crescimento da corretora de seguros

Antes de definir se a melhor estratégia de expansão será com a abertura de uma filial ou franquia de corretora de seguros, é preciso entender o atual cenário da sua empresa, avaliando aspectos que podem indicar se a decisão é de fato vantajosa e viável, como:

Consolidação da corretora

Independente de momentos sazonais ou de possíveis crises, você pode afirmar que tem uma base significativa de clientes fiéis? Se a resposta for sim, este pode ser um ótimo sinal para seguir com a expansão, considerando que você já possui um público consolidado e capaz de garantir a sustentação do negócio. 

Saúde financeira 

Lucro e estabilidade financeira também são aspectos que não podem passar despercebidos. Porque, além de assegurar as contas atuais, é preciso prever os custos com um novo espaço, contratação de funcionários, ferramentas e equipamentos… Deixando à vista tudo o que garante o perfeito equilíbrio da sua corretora de seguros.

Projeção de mercado

Além de estudar o atual orçamento e lucratividade da sua corretora, é preciso pensar em no que ainda está por vir, levando em conta as projeções de vendas, investimentos, contas fixas e variáveis, tendências do setor… Este planejamento funciona como uma prevenção, que proporciona uma visão mais realista sobre o crescimento do seu negócio e ajuda a fugir do temido "pisar em ovos". 

Depois de analisar esses pontos com muita cautela e atenção, é hora de entender se a melhor opção é abrir uma filial ou franquia de corretora de seguros, compreendendo também o que cada alternativa representa. 

Confira a seguir: 

O que é uma filial de corretora de seguros?

Uma filial, como o próprio nome diz, é como se fosse uma empresa filha da empresa mãe, ou seja, da matriz. Por ser uma derivação com vínculo, a filial possui CNPJ próprio, mas os 8 primeiros números são iguais aos do CNPJ da sua matriz. 

Pode-se dizer que uma filial não possui total autonomia para tomar decisões estratégicas sobre o negócio, considerando que seu controle é de responsabilidade da matriz. Então, mesmo que a gestão seja realizada de maneira individual, ela deve responder à matriz, bem como suas movimentações financeiras, lucros e dívidas. 

Se a ideia é ingressar em um mercado novo e ampliar a clientela para uma região que antes não era atendida pela sua corretora, abrir uma filial pode ser uma ótima escolha! O que também fortalece a marca e o seu posicionamento no setor de seguros. 

Entretanto, é preciso ficar atento a alguns pontos cruciais:

Burocracia

Abrir uma filial de corretora de seguros não é uma tarefa tão simples. Na prática, você deve reunir alguns documentos legais para a Junta Comercial, como a documentação de alteração contratual para a abertura da filial, ficha de cadastro inicial, comprovantes de pagamento dos serviços para o registro… É possível conferir mais detalhes aqui no site da Receita Federal, mas como a papelada pode ser grande, vale contar com uma ajuda profissional, ok? 

Endereço

Um dos pontos que devem ser estudados com bastante cuidado é a localização da filial, principalmente para entender o potencial da região, o perfil do público que circula por ali, seus hábitos e poder aquisitivo, a atuação da concorrência, as oportunidades de negócio… Tudo para garantir que você esteja no lugar certo e na hora certa. 

Qualidade

Quem aí concorda que, ao abrir uma filial, é fundamental manter o mesmo padrão de qualidade? Pois é, a sua atuação pode refletir em tudo aquilo que já foi conquistado com a matriz (positivamente e negativamente). Então, é importante capacitar a equipe ou até mesmo considerar a realocação de pessoal para garantir um atendimento de excelência e serviços alinhados ao propósito da sua corretora.

Planejamento

Mesmo que tudo dê certo e as coisas andem de vento em popa, ainda assim é preciso pensar naquilo que pode dar errado e ter um plano B na manga. Pois imprevistos podem acontecer e você precisa estar preparado para os mais diferentes cenários, garantindo uma reserva sólida para segurar as pontas e superar qualquer obstáculo que possa surgir no meio do caminho. 

As vantagens e desvantagens de uma filial 

Bom, na escolha entre abrir uma filial ou franquia de corretora de seguros, a primeira opção pode trazer diversos benefícios, mas nem tudo são flores. Para te apoiar nessa decisão, elencamos os principais pontos positivos e negativos deste modelo de negócio, olha só:

O que é uma franquia de corretora de seguros?

A franquia, por sua vez, funciona como uma estratégia de compartilhar uma marca em um sistema de franqueados (franchising), concedendo a sua licença de uso e todo o suporte para se manter no mercado, mas com um CNPJ independente.

O grande diferencial aqui é começar na frente de quem está abrindo uma corretora do zero, porque a franquia vem praticamente pronta para operar, com uma marca já testada, comprovada e reconhecida no mercado, incluindo todo o conhecimento e bagagem adquiridos pelo franqueador, além do suporte de marketing, financeiro, jurídico… 

Mas para transformar a sua corretora de seguros em uma rede de franquias, é necessário sistematizar todos os seus processos de forma que eles sejam facilmente replicáveis (seguindo os moldes originais) e assegurem o mesmo padrão de qualidade. 

Anota aí o que pode entrar nesse combo:

  • Conhecer muito bem todos os aspectos jurídicos que envolvem a criação de franquias;
  • Planejar toda a sua formatação, estratégias de expansão, processos em rede, contratos com os franqueados e viabilidade financeira do negócio;
  • Possuir o capital necessário para seu investimento, considerando que não dá para confiar nas vendas das franquias para sustentar os recursos da sua implantação;
  • Realizar o registro da marca e de suas patentes (se houver);
  • Sistematizar a venda das franquias, a seleção dos franqueados e políticas internas;
  • Ter boa comunicação, liderança e preparação para tomada de decisões, garantindo a sintonia de todos, um relacionamento de qualidade com os franqueados e a conquista das metas definidas.

Já deu para ver que essa não é uma missão simples, né? Mas, se realizada com êxito, tem grandes chances de render muitos bons frutos e elevar a sua corretora a um patamar que antes você nem imaginava ser possível.

Aliás, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e o Sebrae elaboraram juntos uma cartilha para incentivar e apoiar a criação de novas franquias, trazendo várias informações sobre legislação, franqueamento de negócios, estratégias de lançamento no mercado… Enfim, o material é super útil e você pode conferir aqui. 😉

Mas é importante ressaltar que só seguir os passos e requisitos apontados não garantem o sucesso da franquia de corretora de seguros, ok? Afinal de contas, também é preciso se comprometer com todas as condições para que o modelo seja perfeitamente reproduzido. E a dedicação faz toda a diferença aqui, já que "o olho do dono que engorda o gado", não é mesmo? 

As vantagens e desvantagens de uma franquia 

Ainda que uma franquia de corretora de seguros proporcione um crescimento mais acelerado e, consequentemente, a consolidação da marca no mercado, o modelo também traz alguns desafios e fragilidades. Separamos os prós e os contras mais comuns, veja a seguir: 

Diferença entre filial e franquia de corretora de seguros

A essa altura, você provavelmente já notou que os modelos de uma filial e de uma franquia de corretora de seguros são bem diferentes. A filial representa um desdobramento da matriz, sendo financiada e coordenada por ela. Enquanto que a franquia atua de maneira mais independente, com a permissão do uso de uma marca do franqueador. 

Ambas possuem alguns aspectos parecidos, como o alto investimento para alavancar o crescimento, o grande esforço para integrar unidades e equipes, além do alto risco caso algo não saia como o planejado. Em suma, são iniciativas para aqueles que não têm medo de se jogar nessa grande aventura que é empreender. 

Mas, para te ajudar a entender melhor, elencamos 5 grandes diferenças entre filial e franquia de corretora de seguros. Vem dar um check aqui: 

O que vale mais a pena?

A escolha entre filial ou franquia de corretora de seguros vai depender de como você prefere gerir o negócio e também dos seus objetivos. Por exemplo: quando falamos de filial, reconhecemos uma gestão mais centralizada, em que o controle de tudo permanece com a matriz. Já a franquia está relacionada ao compartilhamento do uso de uma marca, o que pode oferecer mais autonomia aos seus parceiros de negócio e um crescimento mais rápido.

De forma geral, as vantagens de expandir a corretora de seguros são maiores que as desvantagens, desde que a estratégia de crescimento seja desenvolvida de maneira consciente e responsável, considerando a maturidade da empresa, os processos de implementação, custos envolvidos e tudo aquilo que pode apresentar riscos e oportunidades ao negócio. 

Fato é que a vontade de melhorar, cada vez mais, não deve se apagar. Esse é o combustível que nos leva a arriscar, aprender, errar e evoluir sempre, traçando metas a cada dia e fazendo valer o nosso propósito. Então, seja qual for a sua decisão, esperamos que ela ande de mãos dadas com a garra e a dedicação tão presentes na missão de cada corretor de seguros.

E se precisar de um help, já sabe, né? #segjunto nas nossas redes sociais e conta sempre com a gente! 🧡🚀

Instagram: @eusousegfy

Facebook: Segfy

LinkedIn: Segfy

YouTube: Segfy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstração Grátis Segfy
Se inscreva em nossa newsletter e receba novidades
Segfy, você + seguro 🧡
Segfy Tecnologia S/A | 30.254.990/0001-55 © 2021 Segfy ®. All rights reserved.