Como motivar a sua equipe através de campanhas e participação nos resultados financeiros da sua corretora de seguros

Postado em 2 de agosto de 2018 por Segfy

Especialmente em tempos de crise, como os que vivemos atualmente, é um desafio para os empresários manterem a sua equipe motivada, mas também é nesse momento que alcançar esse objetivo se torna mais importante. Investir em mecanismos para injetar uma dose extra de motivação em seus colaboradores é uma maneira muito mais eficaz de melhorar a produção da sua corretora de seguros do que se tornar aquele chefe que cobra o tempo todo o cumprimento de metas e resultados, o que, muitas vezes, acaba tendo o efeito contrário.

As formas mais usuais e eficientes de incentivar os vendedores dentro de uma corretora de seguros envolvem, em primeiro lugar, uma boa gestão do repasse de comissões, seguida por bônus por desempenho e prêmios que não são em dinheiro, mas mexem com os desejos desses produtores, como bens de consumo e viagens.

Como motivar a equipe de vendas da sua corretora

Repasse de comissões

A comissão é o principal estímulo para um vendedor, afinal, é a recompensa direta do seu esforço. Garantir uma boa experiência aos seus colaboradores no momento de receber o pagamento é um passo básico e obrigatório para mantê-los motivados.

Aposte muitas fichas em uma boa gestão do repasse de comissões, realizando um constante controle do pagamento por parte das seguradoras e também das datas de transferência aos seus produtores.

É muito importante que esse processo seja organizado e preciso dentro da sua corretora de seguros. Tais objetivos podem ser alcançados mais facilmente com a ajuda de um sistema de gestão de corretoras que automatize essa operação, diminuindo a margem para erros.

Com a certeza e a confiança de que terá a sua comissão sempre no dia combinado e no valor correto, o vendedor se sentirá valorizado e motivado a produzir sempre mais.

Busque ainda negociar junto às seguradoras comissões cada vez mais vantajosas. Essa possibilidade fica mais acessível à medida que a sua produção cresce, portanto, pode ser realizada em conjunto com a promoção de campanhas.

Campanhas (bônus)

Esse tipo de incentivo costuma gerar bons frutos por funcionar como um reconhecimento proporcional ao desempenho de cada produtor. Por isso, para implantar campanhas de vendas em sua corretora de seguros, é importante conhecer bem a sua equipe para descobrir o formato com maior potencial e que tipo de bônus oferecer.

De acordo com um estudo da Harvard Business Review, há, em geral, três tipos de vendedores em uma empresa: os lentos (do inglês laggards), os medianos (core performers) e os estrelas (stars), que têm melhor performance - sendo que os medianos costumam ser maioria.

O segredo na hora de pensar em uma campanha é lembrar que ela deve servir para motivar esses três tipos de colaboradores e não somente os que já alcançam sempre os resultados mais altos.

Os produtores lentos não são tão organizados, deixam as coisas para depois e tentam atingir as metas às pressas no fim do período estabelecido para alcançá-las. É claro que nem sempre eles conseguem correr atrás desse tempo perdido. Então, criar uma campanha em etapas, com prêmios menores para quem alcançar determinados resultados em curtos períodos de tempo, como uma semana ou um mês, por exemplo, pode ser interessante.

Já vendedores medianos são naturalmente esforçados e uma campanha com diferentes níveis de premiação (com primeiro, segundo e terceiro lugares) pode ser muito eficiente para motivá-los. Defina como meta para o prêmio máximo um resultado que costuma ser alcançado apenas pelos melhores produtores e você estará incentivando esse grupo a se superar.

Mas como o prêmio mais alto provavelmente será conquistado por um dos colaboradores do grupo de “estrelas”, a dica é que o segundo lugar também receba uma recompensa bastante atrativa.

Esse último grupo será naturalmente contemplado pelas campanhas pensadas para os demais, mas também pode ser mais estimulado pela promessa de receber comissões maiores caso consiga ultrapassar as metas. Conheça os seguros que oferecem melhor remuneração.

Participação nos resultados da corretora de seguros

A participação nos rendimentos/lucros da empresa é uma prática utilizada nos mais diversos setores da economia e contribui bastante para a motivação de uma equipe. Isso porque reconhece, na prática (e não apenas no discurso), que o sucesso do negócio depende de cada um de seus colaboradores. Sendo assim, nada mais justo que os lucros também sejam divididos.

Além disso, gera uma sensação de pertencimento, que foi apontada pela consultoria norte-americana ITA Group, como um dos oito motivadores intrínsecos capazes de impulsionar o desempenho de equipes de vendas.

Entre eles, aparece também o domínio, que está relacionado ao conhecimento técnico sobre o trabalho realizado, e pode ser estimulado pela realização de treinamentos sobre os produtos e sobre técnicas de vendas. Esse investimento é duplamente positivo, pois qualifica a sua equipe e aumenta o valor da carteira de clientes da sua corretora de seguros.

Pronto. Você já sabe como motivar a sua equipe através de pagamento de bônus, repasse de comissões e participação nos lucros da corretora de seguros. Conheça também quais os cuidados que sua corretora deve ter ao repassar comissões a produtores.

Se inscreva em nossa newsletter e receba novidades
Segfy, você + seguro 🧡
Segfy Tecnologia S/A | 30.254.990/0001-55 © 2021 Segfy ®. All rights reserved.