5 fatores que interferem no crescimento da sua corretora de seguros

Postado em 1 de abril de 2021 por Segfy

Ter um crescimento sustentável em sua corretora de seguros não é uma tarefa fácil. O processo é longo, árduo e depende de inúmeros fatores, desde alto nível de produção, boa competitividade, inovação, processos automatizados... Mas, na prática, sabemos que não é tão simples como parece.

Dentre as muitas habilidades necessárias para o desenvolvimento de uma empresa, saber reconhecer e entender os fatores críticos de sucesso deve estar no topo das suas prioridades. Afinal, seu dever é evitar pontos que podem atrapalhar ou comprometer o crescimento da sua corretora de seguros.

Pensando em te auxiliar nesse processo de evolução, selecionamos 5 pontos que merecem a sua atenção. Confira.

Falta de planejamento 

Todo novo ciclo demanda um planejamento estratégico, o qual funciona como um ponto de partida para as ações que serão realizadas ao longo de um período, até chegar na visão de futuro que você deseja para o seu negócio. Deixar esse passo de lado e colocar direto a mão na massa, pode ser um grande equívoco.

Se por um momento você tem a sensação de que tudo está dando certo, porque as vendas estão indo bem, atenção com a falsa impressão de bons resultados! De uma hora para outra, tudo pode mudar. E é justamente na compreensão das mudanças do ambiente interno e externo que o planejamento irá te auxiliar, ajudando a reconhecer possíveis problemas que podem surgir ao longo do caminho e, ainda, a identificar as oportunidades de melhorias em sua corretora de seguros. 

Saiba direcionar os esforços organizacionais da sua corretora de seguros e veja os resultados crescerem de forma sustentável, sem sofrer surpresas por momentos difíceis durante o ano.

Não ser dinâmico

Nos dias de hoje, a alta competitividade do mercado de seguros exige que as empresas sejam cada vez mais ágeis e dinâmicas. Se há alguns anos prevalecia o modelo local de gestão e atuação, hoje nós estamos diante de um cenário super globalizado, por isso as companhias seguradoras acompanham de perto as necessidades de seus segurados, explorando produtos personalizados para atender tudo e todos.

Sendo assim, optar por não sair da zona de conforto ou não se aliar às novas tecnologias, significa estagnar a sua corretora em um padrão que logo será levado pelas novidades que estão sendo lançadas. As insurtechs (empresas de tecnologia para o mercado de seguros) são grandes aliadas nesse processo, oferecendo tecnologias práticas e intuitivas para o seu dia a dia ser mais eficiente. 

Vamos movimentar a sua corretora de seguros? Sabemos que o mercado está exigente e você precisa estar atualizado para oferecer um serviço ou produto ainda mais completo. Por isso, uma dica: foco no atendimento personalizado aos seus clientes. Entenda como a sua corretora pode ser essencial na vida deles.

Não analisar dados

A análise periódica dos principais indicadores é a fonte mais rica de informações, não apenas para manter a sua corretora funcionando, como também para planejar os próximos passos. Afinal, como saber o que mudar se você não sabe como está a situação atual?

Toda empresa tem um conjunto de análises que são fundamentais para o seu crescimento, desde número total de vendas, taxa de conversão, número de contratos pendentes ou em renovação, entre outros... Ao analisar esses dados, você pode encontrar referências valiosas para te ajudar num cross selling ou em novas apólices, por exemplo.

Porém, como essas análises podem auxiliar na tomada de decisões efetivas para novos negócios? Se o seu segurado possui apenas uma apólice de seguro automóvel, mas tem filhos pequenos e mora em uma região onde os assaltos à residências são frequentes, cabe a você observar este cenário e oferecer um seguro residencial com condições personalizadas para aquele perfil de cliente.

Este é apenas um exemplo, mas você pode encontrar outras inúmeras oportunidades para ampliar o mix de carteira da sua corretora ou mudar estratégias que não estão trazendo os resultados esperados.

Não ser transparente com o segurado

Como você enxerga o seu segurado?

Começo esse tópico te instigando a pensar sobre a questão acima, pois a sua resposta será fundamental para a interpretação de tudo que será descrito abaixo. 

Ninguém fica feliz ao ler letras miúdas em contratos ou se sentir obrigado a adquirir determinado produto para levar o que realmente interessa, aquela famosa “venda casada”. É um fato que essas pegadinhas não são bem-vindas em qualquer mercado, ainda mais para o consumidor de seguros que está fugindo de corretoras que abusam dessas práticas.

Por isso, a palavra transparência se tornou vital para que sua empresa tenha um crescimento saudável. Comunique, de maneira clara e eficiente, todas as informações que o segurado precisa saber para adquirir um seguro. Entenda o perfil desse cliente e trabalhe em função das suas características, assim ele se sentirá mais próximo de você e com mais confiança para fechar um negócio.

Lembre-se: no caso do corretor de seguros, essa transparência deve permanecer durante toda a vigência da apólice. Pois o segurado ficará mais satisfeito com seu atendimento se receber todo apoio e prestatividade em um caso de sinistro, não é mesmo?! Agindo de maneira transparente sua corretora só tem a ganhar, mais credibilidade, clientes fidelizados e retorno financeiro!

Não trabalhar o pós-venda

Para  aproveitar o gancho do tópico acima, conquistar a credibilidade do cliente vai muito além de ser um bom profissional na hora da venda. A palavra que mais faz sentido quando falamos sobre pós-venda para corretores de seguros é “cuidado”. Cuidar da sua carteira de segurados significa estar presente quando ele menos espera.

Um desejo de feliz aniversário via e-mail ou um mimo quando estiver próximo a uma data especial são pequenos detalhes que fazem uma grande diferença na tomada de decisão do cliente na hora da renovação.

Mas reforço que é sempre função do corretor, entender o perfil de cada cliente. Podem existir os clientes mais burocráticos, mas que vão te valorizar quando ocorrer um sinistro se você demonstrar proatividade. Por outro lado, existem os mais sentimentais. Por isso, a dica é: seja dinâmico e esteja presente. Afinal, quem é visto, sempre será lembrado!

DICA EXTRA: não deixe de ter um propósito

Se você leu tudo até aqui, saiba agora que iremos fechar este assunto com um tema leve e que deve estar no seu coração (laranjinha ) de quem exerce a profissão de corretor de seguros. 

Nunca perca o propósito! Esteja sempre disposto a aprender e levar cada vez mais proteção e segurança para as pessoas. Essa é uma profissão nobre e que tem um potencial imenso de evolução, por isso não deixe que desafios te façam desistir. Sempre lembre que existe alguém que precisa do seu serviço para se sentir mais seguro! 

Voe, melhor dizendo, decole e, se possível, com a gente. Conheça de perto a nossa plataforma de Multicálculo e Gestão, realizando um teste grátis por 7 dias, e saiba como funciona cada funcionalidade, participando dos nossos treinamentos online que acontecem todos os dias, das 10h às 16h30, com acesso liberado para os clientes cadastrados.

Autor(a): Leonardo Dulcio

Jornalista, com amplo conhecimento em marketing digital e produção de conteúdo para o segmento de seguros. Apaixonado por esportes e sempre disposto a aprender coisas novas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstração Grátis Segfy
Se inscreva em nossa newsletter e receba novidades
Segfy, você + seguro 🧡
Segfy Tecnologia S/A | 30.254.990/0001-55 © 2021 Segfy ®. All rights reserved.