Guia: O que é um sistema CRM e por que ele é importante para sua corretora?

Postado em 24 de novembro de 2020 por Segfy

E em um momento de situação econômica complicada, como estamos vivendo no país, é fundamental que sua empresa invista no relacionamento com clientes para se destacar diante da concorrência.

Para ajudar você a entender melhor a importância do CRM para corretora de seguros, listamos abaixo tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira!

O que é CRM?

A sigla CRM vem do inglês Customer Relationship Management, que pode ser traduzido para o português como Gestão de Relacionamento com o Cliente. Essa maneira de gerenciamento envolve os processos, as pessoas e tecnologias do negócio, para conquistar mais clientes e também manter os já existentes.

Um  sistema de CRM é utilizado pelas organizações como uma estratégia de conhecimento do comportamento e desejos dos consumidores. Além disso, ele auxilia na redução de custos e aumento da lucratividade por meio da organização e automação dos processos.

Dessa forma, em geral, quando falamos de um sistema de CRM, nos referimos a uma ferramenta que utiliza informações sincronizadas de vendas, marketing, atendimento direto, suporte técnico, contratos fechados e outros dados relevantes para fidelizar e satisfazer os clientes.

Assim, ele permite que sua empresa construa um relacionamento duradouro com clientes e ofereça a melhor experiência aos consumidores durante todo o processo de venda.

Quem usa o CRM?

Um sistema de CRM engloba diversas linhas de negócios gerenciando suas interações externas e internas. Ao fazer uso dele, você poderá guardar informações sobre clientes, contatos, identificar oportunidades de venda, gerenciar campanhas de marketing e registrar problemas de serviços. E o melhor? Tudo em um único local.

Portanto, ele pode ser utilizado por todos na empresa, permitindo a colaboração e o aumento da produtividade. Será possível que os times visualizem quando um cliente realizou uma compra, com quem ele se comunicou, quando pagou e muito mais. 

Em suma, um sistema CRM é uma ferramenta essencial para ajudar sua empresa a crescer de forma organizada e eficiente!

Como funciona o CRM?

Para realizar um gerenciamento com foco no cliente, as organizações utilizam um sistema CRM que reúne os processos e tarefas de maneira organizada e integrada. Esse sistema se torna cada vez mais importante devido aos seus resultados e agilidade nos procedimentos. Ele pode ser dividido em três partes. São elas:

Operacional

São os canais de relacionamento com o cliente como, por exemplo, o suporte técnico. Você pode mandar e-mails, ver com quem o cliente se comunicou e as informações retidas sobre ele.

Analítica

É responsável pela análise dos dados e informações coletadas pelo operacional. Assim, você poderá saber como foram realizadas as comunicações, as vendas e suporte com cada um de seus clientes. 

Além disso, poderá ver essas informações em gráficos e tabelas, obtendo dados para ajudar em decisões futuras. Após essa análise, é gerado um relatório com o objetivo de identificar as necessidades e tendências dos clientes por meio do acompanhamento de seus hábitos e características.

Colaborativa

Responsável pela obtenção de valor do cliente por meio da interação e conhecimento das necessidades. 

Recursos

De maneira geral, as três etapas trabalham com os seguintes recursos:

  • Funil de vendas: acompanhamento do processo de decisão do cliente entre o momento do fornecimento de dados até a efetivação da compra;
  • Automação de processos: automatização das tarefas de forma inteligente e assertiva;
  • Integração com as redes sociais: por meio das redes sociais é possível identificar possíveis clientes e suas informações - gostos, preferências, etc;
  • Controle de oportunidades: controle dos contratos e negociações de sua empresa;
  • Elaboração de relatórios: os dados são extraídos, transformados em relatórios e disponibilizados aos departamentos;
  • Colaboração: integração dos setores da empresa que permite o acesso aos dados e realização de tarefas por meio da ferramenta.

Por que é importante que uma seguradora tenha um sistema de CRM?

O CRM para corretora de seguros é importante tanto para potencializar as taxas de renovação quanto estabelecer um melhor relacionamento com os clientes. Ele é muito mais do que uma plataforma, já que pode ser utilizado pela equipe para antecipar as necessidades e desejos do consumidor.

No que diz respeito às atividades internas da corretora, o sistema CRM pode automatizar processos burocráticos, simplificando rotinas e aumentando a produtividade da equipe. Com ele, o corretor tem em mãos informações úteis e que podem ajudar na hora de fechar um novo contrato ou efetuar uma renovação.

Com todos os dados registrados em um único lugar, é possível gerar uma série de relatórios e lembretes. Além disso, você pode registrar as etapas de seu processo comercial, como cotação, fechamento e envio de apólice.

Assim, fica mais fácil acompanhar a evolução de cada um dos clientes, de cada corretor — separadamente ou em conjunto.

Entre os vários benefícios de um CRM para corretora de seguros podemos destacar:

  • Aumento da produtividade, uma vez que ele facilita sua comunicação com o segurado – por meio de e-mails e mensagens;
  • Automatização de processos, como geração de propostas, recálculo de seguros e transmissão de apólices;
  • Informações sobre o cliente, com melhor controle dos contatos, comissões, sinistros entre outros.

Como escolher um sistema CRM?

A escolha de um sistema CRM para sua empresa deve passar pela análise das necessidades, dos recursos disponíveis e da sua equipe. São indícios de que sua empresa precisa dele quando houver:

  • Dificuldade para acesso de informações dos clientes;
  • Sobrecarga de tarefas no setor de TI;
  • Índice elevado de reclamação de clientes;
  • Queda nas vendas;
  • Equipe de vendas externas que precisa de informações atualizadas a todo o momento.

É importante ressaltar que só um sistema CRM não garante os bons resultados para a empresa. Para conquistar e fidelizar seus clientes, é fundamental que seja criada uma cultura organizacional voltada para o bom relacionamento!

Essa cultura gera nos funcionários a consciência de se estabelecer um relacionamento com o consumidor desde o primeiro contato, e não uma relação de recuperação como acontece na maioria das empresas.

---
Ficou interessado? Temos novidades chegando na Segfy! Ainda mais moderno do que o Segfy Gestão, vamos oferecer - muito em breve - um produto com funcionalidades mais práticas e um CRM com dashboard intuitivo.Aproveite para conhecer nosso sistema voltado especialmente para corretoras de seguro e faça um teste gratuito! Não perca tempo!

Se inscreva em nossa newsletter e receba novidades
Segfy, você + seguro 🧡
Segfy Tecnologia S/A | 30.254.990/0001-55 © 2021 Segfy ®. All rights reserved.