Seguro Caminhão: roubos e acidentes nas estradas reforçam a importância deste seguro

Postado em 22 de junho de 2022 por Segfy

O caminhão é a principal ferramenta de trabalho para motoristas que realizam transportes de cargas terrestres. É ele também o veículo que gera renda para uma parcela muito importante da população, afinal há cerca de 2 milhões de caminhoneiros no país. 

Com o aumento dos roubos a veículos pesados como carretas e caminhões, assim como o aumento dos acidentes nas estradas, cresce também a necessidade dos motoristas brasileiros obterem um seguro de caminhão. 

Como a sua corretora pode ficar atenta a esta realidade e oferecer a melhor opção para o seu segurado? Confira neste blog. 🚀

Sobre o aumento dos acidentes e roubos envolvendo caminhões

Assim como os ramos vida, carro, residencial, etc., o seguro de caminhão é um produto que tem se tornado uma verdadeira necessidade de mercado no Brasil. Somente entre 2021 e este ano, os roubos envolvendo carretas e caminhões sofreram um aumento de 27% só no estado de SP. O roubo de cargas também é uma realidade preocupante. Segundo dados levantados pela FreightWatch International, maior consultoria especializada em roubos de carga, o Brasil é o país campeão mundial em roubos de cargas.

Outro ponto relevante é a alta, quase sempre constante, dos acidentes nas BRs e estradas no país. Devido a grande extensão territorial, os acidentes nas estradas são muito frequentes, tornando os motoristas mais vulneráveis a eventos como derrapagens, colisões, explosões, dentre outros. Segundo dados do Anuário estatístico da Polícia Federal, as mortes em acidentes com caminhões representam 47% do total nas rodovias federais. 

Para caminhoneiros autônomos, as estradas tornam-se cada vez mais perigosas, pois as custas em caso de roubos ou furtos podem afetar o próprio sustento, visto que sem um caminhão não é possível desenvolver a atividade profissional. 

Essa realidade reflete a importância da proteção que um seguro caminhão oferece contra esses eventos.  Ao profissional corretor de seguros, fica cada vez mais evidente a responsabilidade de personalizar seu atendimento para que o prospect entenda a relevância deste produto e seus benefícios no dia a dia do caminhoneiro. A seguir, elencamos 3 argumentos de vendas para destacar essa modalidade na sua corretora. Confira:

1. A exposição constante dos motoristas nas estradas

Conforme falamos anteriormente, os riscos de acidentes, colisões, assim como furtos e roubos nas estradas é muito alto entre os veículos de caminhões. Reforce para o seu prospect que um seguro caminhão protegerá o veículo que é a principal ferramenta de trabalho dele, mas também a ele próprio financeiramente, ao cobrir gastos e eventuais imprevistos em caso de acidentes. Fomente o senso de maior segurança e tranquilidade que ele terá  durante as viagens e trajetos extensos percorridos.

2. A importância das assistências 24h

Outra dica importante é a facilidade das assistências 24h que um seguro caminhão proporciona ao caminhoneiro. Sabemos que qualquer veículo pode ficar exposto a panes secas, elétricas e mecânicas, sendo necessário um socorro rápido. Com um caminhão estes riscos são ainda maiores. As principais seguradoras que oferecem seguro caminhão tem serviços como reboque, reembolsos de diárias por período parado, chaveiro e mecânico, atendimento 24h em caso de panes secas/eletricas/mecânicas e muitas outras, facilitando com que uma ajuda rápida chegue ao caminhoneiro.

3. Uma proteção não apenas para segurado, mas também para outros envolvidos

É bastante comum que os acidentes com caminhões envolvam também veículos menores, como carros e motos. Muitas vezes, os danos maiores ficam nos veículos de terceiros atingidos, fazendo com que o caminhoneiro tenha despesas a mais com consertos e reparos às vítimas. Um dos principais benefícios do seguro caminhão nesses momentos é a cobertura de danos contra terceiros. Com ela, o seu segurado terá a cobertura total ou parcial das custas dos danos ao veículo de outros envolvidos, o que também o trará uma proteção financeira muito útil, evitando gastos imprevistos com batidas e acidentes.

E você, corretor? Como tem trabalhado o seguro caminhão na sua corretora? 

Com essas dicas ficou mais fácil passar a importância deste seguro para o seu prospect na hora de fechar uma venda, não é mesmo? O objetivo da Segfy é sempre levar materiais relevantes para alavancar os negócios da sua corretora de seguros. 🚀

Continue acompanhando nossos conteúdos nas redes sociais. 

#segjunto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstração Grátis Segfy
Se inscreva em nossa newsletter e receba novidades
Segfy, você + seguro 🧡
Segfy Tecnologia S/A | 30.254.990/0001-55 © 2021 Segfy ®. All rights reserved.