Resolução 382/20 da Susep: tudo que o corretor de seguros precisa saber

Postado em 27 de janeiro de 2021 por Segfy

Novidade irá obrigar o corretor de seguros a divulgar o comissionamento antes da assinatura da apólice.

O ano de 2021 começou com mudanças para o dia a dia dos corretores de seguros. Desde o dia 4 de Janeiro, está em vigor a Resolução 382/20 da Superintendência de Seguros Privados (Susep), que, entre outros temas, torna obrigatória por parte do corretor a publicação do valor de comissionamento de determinado seguro antes da assinatura da proposta.

Em resumo, os corretores devem expor o valor da comissão a ser recebida em cada apólice antes da assinatura por parte do segurado. Segundo a Susep, as mudanças são para que o Brasil esteja de acordo com as regras mais seguras do mercado internacional e para aumentar a clareza das informações ao consumidor.

A Segfy preparou um material completo para te ajudar neste período inicial da nova resolução e evitar que você seja penalizado.

Se eu não cumprir, a Susep pode me punir?

Caso o corretor não informe o valor da sua comissão com antecedência ao segurado, de acordo com as novas regras estipuladas pela Resolução 382/20, a corretora poderá receber punições severas profissionais e financeiras.

A multa pode variar de R$15 mil até R$1 milhão de acordo com nível de reincidência e outros fatores que possam contar contra a corretora. Já as sanções administrativas podem variar desde a suspensão do exercício da profissão até a proibição de trabalhar com determinados ramos.

Por isso, ressaltamos a grande importância em ter sempre uma cópia de todas as propostas e apólices que saiam da corretora. Caso haja uma fiscalização, o negócio está resguardado pelas cópias.

Como devo informar a comissão ao segurado?

A Resolução 382/20 da Susep não determina como o corretor de seguros deve apresentar a sua comissão ao cliente. Com isso, cada corretor tem liberdade para encontrar a melhor forma de levar a informação ao segurado, pode ser via e-mail, WhatsApp, ou como achar melhor.

A Fenacor divulgou que os corretores não precisam, obrigatoriamente, incluir o valor das comissões na proposta de seguro. Podem utilizar outras ferramentas mais práticas e digitais para seguir a obrigação da nova norma.

Como a Segfy irá me ajudar com isso?

Incluímos em nosso Multicálculo a opção de imprimir o percentual de comissão no botão "Novo Imprimir". A atualização está disponível no Multicálculo Automóvel a partir de hoje e no Multicálculo Residencial a partir de fevereiro.

Veja abaixo como ficou fácil imprimir o percentual de comissão na Segfy:

Primeiro passo
1 - Entrar no Multicálculo
2 - Continuar com o Multicálculo

Segundo passo
3 - Botão Novo Imprimir

Terceiro passo
4 - Exibir Comissão (caso queira informar).
Importante: A opção já está selecionada. Caso você não queira exibir a comissão, precisa desmarcar onde está sinalizado na imagem abaixo.

Gostou? Veja mais assuntos sobre o mercado de seguros no nosso blog.

4 podcasts sobre vendas que todo corretor de seguros deve escutar.

Conheça as melhores técnicas de vendas para seguros .

5 erros de gestão mais comuns nas corretoras de seguros.

A Segfy está com você sempre, conte com a gente!

Se tiver alguma dúvida, nossos canais de atendimento estão abertos e prontos para ajudar.

Curta, compartilhe e salve esse post se você gostou.

E aí, o que você achou desta resolução?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstração Grátis Segfy
Se inscreva em nossa newsletter e receba novidades
Segfy, você + seguro 🧡
Segfy Tecnologia S/A | 30.254.990/0001-55 © 2021 Segfy ®. All rights reserved.