Controle o recebimento de comissão de seguros das seguradoras e pare de perder dinheiro

Postado em 1 de julho de 2018 por Segfy

Já parou pra pensar que o corretor de seguros só possui uma única fonte de receitas que é o recebimento de comissão de seguros?

Parece simples e lógico, mas, quando refletimos sobre esse tema, surgem muitas variantes e algumas delas são simplesmente negligenciadas pela maioria dos profissionais, causando um enorme prejuízo às contas da corretora. Afinal, você tem dado a devida atenção a esse tema em sua corretora?

Cuide do recebimento de comissão de seguros

Cuidar do recebimento de comissão de seguros pessoalmente não quer dizer que você não possa passar essa tarefa para outra pessoa, mas significa que você precisa acompanhar essa tarefa e ter controle sobre esse ponto importante da administração da sua corretora.

O corretor de seguros deve sempre se dedicar à busca de novos negócios e clientes, mas algumas tarefas devem ser encaixadas nessa rotina, pois podem significar uma catástrofe administrativa que nenhum crescimento de vendas pode compensar.

A maioria esmagadora dos corretores acaba confiando simplesmente nos demonstrativos da seguradora para ter seu controle de recebimento de comissões, mas essa prática já se mostrou rotineiramente falha em diversas situações.

Não é raro identificarmos em extratos erros simples como percentuais aplicados errados, antecipações de comissões não pagas ou mesmo condições diferenciadas não respeitadas. Por isso, é preciso ter sempre uma contraprova desse recebimento de comissão de seguros.

Muitas vezes, após o recebimento de comissão de seguros,  o corretor assume aquele valor como correto, quando, na verdade, não é.

recebimento de comissão de seguros deve ser acompanhado mesmo antes de creditado na conta corrente da corretora, principalmente em se tratando de produtos massificados, produtos novos e produtos com condições comerciais diferenciadas.

Assim, quando um valor é divergente daquele esperado, o corretor já inicia as tratativas com a seguradora para identificar a razão do erro e corrigi-lo nos próximos lançamentos. Se não existe esse controle, o erro persiste e o prejuízo se acumula, pois as seguradoras erram no pagamento de comissão, e muito.

O perigo do repasse a produtores no recebimento de comissão de seguros

Se a situação já é grave quando o corretor não recebe sua comissão da forma correta, esse prejuízo pode ser ainda maior quando há a figura dos produtores.

Imagine o recebimento de comissão de seguros feito de forma errada, ou seja, a seguradora creditando menos do que é devido e, posteriormente, fazendo o repasse ao produtor de forma correta.

Nesse cenário, o repasse ao produtor acaba sendo maior que o acordado entre ele e o corretor e, muitas vezes, até maior que a própria comissão recebida. Que corretor deseja pagar mais repasse ao produtor do que a comissão que recebe da seguradora? Aquele que não faz o controle de perto do recebimento de comissão de seguros.

Mas quem tem tempo para isso?

Como já mencionado, o corretor de seguros vive de vendas. Ele precisa estar sempre presente na vida do segurado, sempre buscando novas formas de se aproximar e cativar seu cliente alvo, atraí-lo para sua corretora e concretizar a venda do seguro.

Essa tarefa muita vezes consome todo o tempo dedicado pelo corretor à administração da corretora, não restando sequer uma hora para análise do recebimento de comissão de seguros.

Para resolver esse problema, há uma saída e ela passa pela tecnologia. É necessário acompanhar o recebimento de comissão de seguros e isso leva tempo. Para se encaixar na rotina do corretor, essa tarefa precisa estar automatizada em seu nível máximo, ou seja, o corretor deve contar com ferramentas que façam toda a análise e retornem apenas os pontos onde a atenção é realmente necessária.

Investir em um sistema que faça esse controle pode parecer um gasto no primeiro momento, mas após alguns erros identificados, o valor que o corretor simplesmente deixa de perder, paga com folga o investimento realizado.

Agora que você já sabe da importância do controle do recebimento de comissão de seguros, veja como o sistema de gestão ajuda no controle de comissões de seguros recebidas das seguradoras.

Se inscreva em nossa newsletter e receba novidades
Segfy, você + seguro 🧡
Segfy Tecnologia S/A | 30.254.990/0001-55 © 2021 Segfy ®. All rights reserved.