Como o sistema de gestão ajuda no controle das comissões de seguros recebidas das seguradoras

Postado em 14 de julho de 2018 por Segfy

A comissão recebida pelas corretoras de seguros das seguradoras, após fechar um contrato, é o momento em que todo o trabalho realizado pelos profissionais da empresa é recompensado. Depois de passar pela prospecção, cotações, envio de proposta e emissão da apólice, é hora de cuidar do faturamento, e não precisamos de muitos argumentos para entender o quanto é importante fazer um bom controle das comissões de seguros.

Se você não der a devida atenção a essa etapa, pode colocar por água abaixo todo o esforço empregado na concretização das vendas da sua corretora, perdendo dinheiro, tempo e ganhando apenas dor de cabeça.

Principais dificuldades enfrentadas durante o controle das comissões de seguros e como superá-las

Falta de controle das comissões de seguros

O primeiro tópico pode parecer óbvio, mas vale ser mencionado, pois é essencial que exista na sua corretora algum tipo de organização para o controle das comissões de seguros. A corretora precisa ter uma rotina de conferência de cada proposta emitida, considerando a comissão combinada junto à seguradora; e depois uma rotina de acompanhamento, para verificar se o respectivo crédito foi realizado pela companhia.

Registrar apenas essas informações não será suficiente. Também é muito importante assinalar qual foi a forma de pagamento acertada, se houve parcelas antecipadas, todas as parcelas a cobrar e eventuais pagamentos adicionais de comissões e premiações, entre outros dados que vão te ajudar a checar a exatidão dos relatórios de comissões extraídos dos sites das seguradoras.

Fazer esse controle manualmente é até possível, porém requer muito tempo e dedicação, além de ser trabalhoso, mesmo quando o volume de negócios não é tão grande. Para fugir das intermináveis planilhas, que podem ser muito falhas, um sistema de gestão de corretoras é a solução mais eficiente.

O mesmo vale para o repasse das comissões aos profissionais da corretora, etapa posterior.

Prejuízos fiscais

A administração do pagamento de impostos é outra tarefa que pode se tornar uma pedra no sapato para quem não tem um bom controle das comissões de seguros.

A fase de comparar o seu extrato bancário e propostas com os relatórios das seguradoras inclui o reconhecimento das respectivas retenções tributárias, que vão depender do regime vigente em sua corretora, podendo ser simples, por lucro presumido ou lucro real.

Os valores preenchidos para emissão de notas fiscais a cada crédito (ou a cada mês) devem corresponder exatamente aos creditados pelas seguradoras, que constam na base da Receita Federal do Brasil. Não só para fins de verificação fiscal, mas também para evitar dupla tributação, principalmente de ISS, que deve ser compensado toda vez que houver débito na fonte - a atenção precisa ser redobrada.

Esse cruzamento de dados influencia diretamente o fluxo de caixa da sua corretora, e também pode ser feito automaticamente por um sistema de gestão de corretoras.

Desorganização nas finanças

Todas as tarefas que já listamos e que fazem parte do controle de emissões de seguros ajudam ainda o gestor a ter uma visão mais completa do andamento dos seus negócios, portanto, são significativas do ponto de vista estratégico.

Apenas para citar alguns exemplos, tomando consciência de quanto é produzido com cada seguradora, quais delas remuneram melhor e quais produtos rendem comissões mais altas, você poderá experimentar um processo de tomada de decisões muito mais consciente e assertivo, sabendo exatamente no que vale a pena investir, onde precisa melhorar e/ou realizar negociações mais vantajosas.

Conclusão

Como vimos, um sistema de gestão de corretoras proporciona um controle de comissões de seguros automatizado, que garante a checagem de valores a receber e a pagar, projetando seu fluxo de caixa e conciliando as comissões pagas, o que influencia diretamente em sua lucratividade.

O melhor de tudo é que uma ferramenta como essa também ajuda na administração de vendas e clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstração Grátis Segfy
Se inscreva em nossa newsletter e receba novidades
Segfy, você + seguro 🧡
Segfy Tecnologia S/A | 30.254.990/0001-55 © 2021 Segfy ®. All rights reserved.