Quanto vale sua carteira de clientes de seguros?

Postado em 20 de dezembro de 2018 por Segfy

Você já parou para pensar qual é o valor da sua carteira de clientes de seguros?

Seja para ofertar uma venda no mercado ou mesmo para avaliar o quanto seu esforço em empreender no ramo deu resultado, precificar sua carteira de clientes não é  uma das tarefas mais fáceis e deve ser feita com muita atenção e transparência.

Pensando em vender sua carteira de clientes de seguro?

A negociação da carteira de clientes pode acontecer por diversos motivos. Muitos corretores simplesmente não desejam mais atuar no mercado e outros desejam investir em um segmento ou ramo de seguros diferente e vendem a carteira para levantar capital suficiente para a nova estratégia. Há também aqueles profissionais que acabam migrando sua carreira para as seguradoras e não podem mais atuar com a corretagem e, por fim, aqueles que realmente desejam se aposentar e transformar o valor de sua carteira de clientes de seguro em uma renda passiva.

Seja qual for o motivo, vender uma carteira de clientes de seguros exige, antes de tudo, responsabilidade e transparência.

Quem for adquirir a carteira, precisa ter total conhecimento dos pontos positivos e negativos do conjunto de negócios que a carteira representa e, para isso, o corretor deve levantar todas as informações necessárias para fazer essa apuração.

Não é só o prêmio e a comissão que contam

Os primeiros números que vêm à mente quando pensamos em calcular o valor de uma carteira de clientes de seguros são o prêmio arrecadado e a comissão gerada. Não é que esses números não sejam fundamentais, mas focar apenas neles pode gerar uma distorção.

Um indicador importante a ser avaliado é a forma como essa comissão é paga, ou seja, como essa comissão entra no fluxo de caixa da corretora.

Carteiras de clientes de seguro cujas comissões são pagas de forma parcelada podem gerar uma receita mensal diferente do que aquelas que a comissão é paga de forma única.

O percentual da comissão média também é um indicador importantíssimo na hora de avaliar o preço de uma carteira de clientes de seguros. Esse percentual irá te indicar, além da rentabilidade de cada negócio, o diferencial competitivo da carteira avaliada. Carteira de clientes com percentuais médios de comissão altos indicam que a corretora tem um diferencial competitivo que faz com que seus clientes aceitem um preço maior do que outros corretores que trabalham com percentuais menores.

Despesas após a comissão de carteira de clientes de seguros

Vale lembrar que a comissão é apenas a primeira linha no controle de receitas da corretora. Isso significa que as comissões recebidas são o faturamento da corretora e não o lucro.

Pode parecer óbvio, mas muitos corretores cometem o erro de avaliar a lucratividade de suas carteiras focando apenas na comissão. Esse erro pode significar que, após o abatimento de todas as despesas que são pagas depois do recebimento da comissão, o negócio tenha trazido prejuízo e não lucro para o corretor.

Uma das despesas mais negligenciadas nessa conta é o repasse aos produtores da corretora. Corretores que não têm um controle bem feito de quanto os repasses impactam em seu lucro, correm o risco de, literalmente, trabalharem apenas para pagar produtores.

Mas, afinal, quanto vale minha carteira de clientes de seguros?

Após todas as informações levantadas e detalhes apurados, é hora de fazer o cálculo de quanto vale sua carteira.

A primeira conta normalmente não foge de um múltiplo do valor das comissões anuais. Esse múltiplo pode varias de três até mais de dez vezes o valor das comissões recebidas em um ano.

O detalhe aqui é aumentar ou diminuir esse número conforme o número de diferenciais competitivos que a carteira possui. Fatores como alto índice de renovação, percentual médio de comissão acima da média de mercado e distribuição de negócios em ramos menos competitivos influenciam positivamente no número de vezes que o faturamento será multiplicado.

Não importa por qual motivo você deseja vender ou mesmo avaliar sua carteira de clientes de seguros, o seu bom gerenciamento da carteira faz com que ela seja valorizada. Por isso, não espere mais para investir no aprimoramento da sua gestão!  Saiba como fazer uma boa gestão da carteira de clientes da sua corretora e melhore seus resultados.

Se inscreva em nossa newsletter e receba novidades
Segfy, você + seguro 🧡
Segfy Tecnologia S/A | 30.254.990/0001-55 © 2021 Segfy ®. All rights reserved.