Como fazer um planejamento financeiro para sua corretora de seguros?

Postado em 16 de janeiro de 2019 por Segfy

Nos últimos anos, principalmente, muito se fala dentro do mercado de seguros sobre a importância de promover a educação financeira para a população brasileira. Mesmo assim, muitos corretores, assim como empreendedores de outras áreas, ainda sentem dificuldades na hora de fazer o planejamento financeiro para sua corretora de seguros.

Existem várias técnicas e esquemas para realizar essa tarefa e tornar os negócios mais lucrativos.

Neste artigo, vamos detalhar o chamado ciclo PDCA, que tem quatro etapas: plan (planejar), do (fazer), check (avaliar) e act (agir).

Como o nome já indica, após completar o ciclo, será sempre preciso recomeçá-lo. Assim, a cada ciclo concluído, mais aperfeiçoado você ficará.

E aproveitando que em cada início de ano começamos um novo ciclo, esse é o momento perfeito pra você inserir o planejamento financeiro na rotina da sua corretora.

Planejamento financeiro para sua corretora de seguros

1. Planejar

Pode parecer óbvio dizer que o planejamento financeiro  deve começar por essa etapa, mas é comum em muitas empresas que a ação venha antes de qualquer programação – o que acaba não dando nada certo.

Um item essencial do seu planejamento deve ser o objetivo de não misturar as suas finanças pessoais com a da sua corretora. Criar uma planilha básica com receitas e despesas vai ajudar bastante nesse controle e te dar uma visão mais clara do caixa da sua empresa, que precisa ser autossuficiente.

Além de saber quais são os lucros reais que a sua empresa está gerando, você tomará consciência dos seus maiores gastos mensais e poderá criar metas para reduzi-los quando perceber que eles estão acima do ideal. Você também terá mais base para decidir onde investir o dinheiro que irá sobrar.

Com o tempo, o uso de uma ferramenta de gestão online pode ser adotado para facilitar todo esse processo. Existem inclusive sistemas específicos que organizam o caixa e tarefas, como o recebimento e o repasse de comissões a produtores.

2. Fazer

Essa etapa do planejamento financeiro  já não dependerá apenas de você como dono da empresa. É muito importante envolver toda a equipe e delegar as tarefas específicas para cada área. Isso será mais fácil do que antes, agora que as principais metas já estarão bem estabelecidas.

Será necessário investir em treinamento e aperfeiçoamento constante para obter sucesso nessa fase. Como recompensa você terá mais tempo para se dedicar a tarefas que realmente impactam em sua lucratividade, como a negociação de melhores comissões de seguros.

3. Avaliar

Apesar de aparecer em terceiro lugar na lista, essa é uma etapa que deve acontecer durante todas as outras. Uma das grandes mudanças em sua rotina será estar sempre analisando se o que foi planejado está sendo bem executado, se está gerando os resultados esperados e até mesmo se o próprio planejamento precisa ser alterado.

Em um momento inicial, você pode ter achado importante investir na contratação de mais corretores para aumentar as suas vendas e, com o tempo, perceber que existem outras maneiras de alcançar esse objetivo. Em corretoras de seguros têm se tornado muito mais eficiente apostar em uma boa estratégia de marketing do que o simples aumento da equipe, por exemplo.

Para entender melhor a importância dessa avaliação, vamos falar de outro conceito, o custo de oportunidade. Levá-lo em consideração é, basicamente, se perguntar: qual será o retorno que essa decisão irá trazer para a minha empresa? Ele vale o investimento?

Na hora de responder, lembre-se de que a principal meta de todo o seu planejamento é conseguir identificar e focar em ações que efetivamente irão gerar mais receita para o seu negócio.

4. Agir

Após a avaliação, você irá agir para mudar tudo aquilo que você identificou que precisa de atenção dentro do seu planejamento financeiro. Dessa vez, com mais experiência e segurança do que quando você definiu as suas primeiras ações na etapa “fazer”.

Quer saber mais sobre gestão? Veja aqui alguns dos problemas causados pela falta de gestão dos clientes da sua corretora de seguros.

Se inscreva em nossa newsletter e receba novidades
Segfy, você + seguro 🧡
Segfy Tecnologia S/A | 30.254.990/0001-55 © 2021 Segfy ®. All rights reserved.