2 problemas causados pela falta de gestão dos clientes da sua corretora de seguros

Postado em 20 de dezembro de 2018 por Segfy

Você já parou para se perguntar se a gestão dos clientes da sua corretora de seguros está contribuindo ou atrapalhando para o crescimento da sua carteira? Muitos corretores negligenciam esta reflexão e a consequência é a diminuição dos ganhos e insatisfação dos clientes.

Conheça alguns problemas causados pela falta de gestão dos clientes

1. Falta de tempo

Se você sente que não tem mais tempo de fazer as tarefas importantes ou as que mais lhe dão prazer na corretagem, esse é um sinal claro dos prejuízos que a falta de gestão dos clientes pode causar.

Quando não há uma efetiva gestão dos clientes é comum que a rotina mal organizada faça com que não sobre tempo algum para que você prospecte novos clientes ou faça ações de pós-venda com os clientes atuais. Em longo prazo, você terá como resultado uma carteira engessada em um ramo específico e com uma alta rotatividade de clientes, além de colaboradores estressados.

2. Prejuízo financeiro

Se você identificou que, em sua corretora, a falta ou má gestão de clientes está fazendo você perder tempo, ao olhar para o financeiro da sua empresa você verá que os prejuízos são bem maiores.

Informações desatualizadas sobre o pagamento de comissões podem atrapalhar toda sua gestão dos clientes e, pior, pode fazer com que um bom negócio seja, na verdade, um grande prejuízo.

Sabendo quanto você recebe por cada negócio fechado e, somando os negócios por cliente, você saberá quanto aquele cliente gerou de receita para sua corretora.

Então é o momento de focar nas despesas que aquele cliente gera. Pode parecer que o cliente não gera nenhuma despesa em um primeiro momento, mas você não deve desconsiderar que todas as despesas da sua corretora são para gerar e administrar negócios, ou seja, contas de luz, salários, insumos, entre outras, são despesas necessárias para atender aquele cliente.

Outro ponto que é extremamente impactado por uma má gestão dos clientes são as despesas comerciais, ou seja, gastos necessários para ter acesso ao cliente. Um bom exemplo de despesa comercial é o repasse de comissão a produtores. Se você utiliza essa estratégia para abrir novos canais de vendas e angariar novos negócios, fique atento.

Administrar muito bem os repasses feitos a produtores é essencial para manter a saúde financeira do seu negócio. Uma vez que o valor repassado é maior do que o que deveria ter sido feito, eles são pagos em duplicidade ou atrapalham o fluxo de caixa da sua corretora. Um negócio lucrativo pode se tornar algo que você está pagando para trabalhar. 

Gestão dos clientes: a base do sucesso

Passado o período de adaptação a uma rotina de atenção a técnicas de gestão dos clientes, você verá que os resultados começarão a aparecer. Os clientes se sentem mais confortáveis e seguros em contratar com empresas que sabem quem eles são, suas necessidades e que mantém com eles um contato ativo e útil.

Por outro lado, a gestão dos clientes irá proporcionar a maximização do lucro por negócio, a redução das despesas e ainda uma melhor gestão do seu tempo. Com os números e indicadores claros e precisos, a sua tomada de decisão será exponencialmente melhor e mais rápida. Assim, sobrará mais tempo para projetos engavetados, relacionamento com fornecedores e, até mesmo, um merecido descanso.

Se você ainda não faz a gestão ativa de clientes, não deixe essa tarefa fora do seu planejamento e procure soluções e ferramentas que te ajudem nessa tarefa.

Saiba como organizar a gestão de clientes e apólices de seguros por meio do sistema para corretoras de seguros.

Se inscreva em nossa newsletter e receba novidades
Segfy, você + seguro 🧡
Segfy Tecnologia S/A | 30.254.990/0001-55 © 2021 Segfy ®. All rights reserved.