Multicálculo de seguros: como funciona e quais são as opções disponíveis no mercado

Postado em 8 de janeiro de 2019 por Segfy

Ganhar produtividade é o objetivo de todo corretor de seguros que deseja se desenvolver na carreira. Já a forma de conseguir alcançá-lo não é tão óbvia. Muitos acreditam que o único meio é conquistar mais clientes e fechar mais negócios, mas contratar um multicálculo de seguros também pode ser essencial.

A finalização da venda deve sim ser perseguida, e algumas métricas de vendas precisam ser acompanhadas. Mas otimizar o tempo de trabalho, fazendo-o render mais, é quase ou tão importante quanto. Afinal, produtividade tem a ver com a sua capacidade de produzir e não puramente com o seu volume de produção.

Existem metodologias que ajudam especificamente a prospecção de clientes. Neste artigo, vamos abordar as características do multicálculo de seguros, uma ferramenta capaz de multiplicar a eficiência do corretor de seguros.

Multicálculo de seguros: o que é e como funciona

O multicálculo de seguros é um sistema que automatiza a elaboração de comparativos de orçamentos de seguros. Como o nome já indica, ele reúne os valores cotados para um mesmo tipo de produto em várias seguradoras diferentes, eliminando tarefas bem trabalhosas que costumavam ser realizadas manualmente no dia a dia do corretor.

Entre elas estão o acesso ao sistema de cada companhia separadamente para realizar as cotações uma a uma, o que demanda o preenchimento de formulários com os mesmos dados diversas vezes; e a organização de todos esses orçamentos em uma planilha ou e-mail para enviar ao cliente interessado, com indicação das diferenças não só entre os valores, como também entre as coberturas incluídas e outras características dos produtos.

Esse processo dura cerca de 45 minutos, enquanto com o multicálculo de seguros tudo fica pronto em 10% desse tempo.

Com o preenchimento de um formulário único, a ferramenta acessa as opções disponíveis no mercado automaticamente e apresenta ao corretor, que escolhe quais delas irá enviar ao cliente. Além da rapidez, o sistema garante um resultado mais completo e menos passível de erros.

Tipos de multicálculo de seguros

Há dois tipos de multicálculo de seguros:

Robô (ou API)

Replica os cálculos realizados nos sistemas de cada seguradora. Esse tipo acessa os cálculos por meio dos códigos e senhas dos próprios corretores.

Não conta com homologação das companhias, o que pode vir a gerar alguma diferença por conta das atualizações frequentes, mas, em geral, a autorização por parte das seguradoras não é necessária.

Web service

Esse tipo de multicálculo de seguros se conecta aos servidores das seguradoras, funcionando como uma das interfaces de seus sistemas de cálculo. Como os sistemas são integrados, é necessário que as companhias autorizem a sua utilização.

Em alguns casos, é preciso ter uma boa relação com a companhia e uma produtividade mensal mínima. A grande vantagem é que nesse tipo de ferramenta é possível também efetivar e transmitir propostas diretamente, centralizando na ferramenta outras tarefas além do orçamento.

Ramos que calculam

O multicálculo de seguros pode ser utilizado para realizar a cotação de seguros de automóvel, moto e caminhão, além do seguro residencial e seguro empresarial.

O que considerar na contração

Na hora de contratar um multicálculo de seguros é válido utilizar o período de teste, que a maioria deles oferece, para observar alguns aspectos. O primeiro é o layout. Compare a aparência de vários sistemas e eleja o que te parece mais intuitivo e fácil de usar.

Em segundo lugar, observe quais seguradoras estão contempladas por cada ferramenta, pois será essencial que a ferramenta contratada trabalhe com as seguradoras que você mais vende. Verifique também a questão da autorização por parte das companhias.

Compare também os recursos oferecidos por cada empresa, como a possibilidade de transmissão de propostas, emissão de boletos, acompanhamento de pagamentos, entre outros. Se você já utiliza algum sistema de gestão dos seus negócios, cheque se será possível integrar o multicálculo de seguros a ele.

E, é claro, avalie os preços. Há dois modelos básicos de cobrança praticados pelas empresas de softwares de multicálculo: por usuários e por pacote de cálculos. Veja qual deles vale mais a pena para o perfil da sua corretora.

Saiba quais são os 4 problemas enfrentados por corretoras de seguros que ainda não utilizam multicálculo de seguros.

Se inscreva em nossa newsletter e receba novidades
Segfy, você + seguro 🧡
Segfy Tecnologia S/A | 30.254.990/0001-55 © 2021 Segfy ®. All rights reserved.