Corretora de seguros: encontre ferramentas para melhorar resultado

Postado em 20 de dezembro de 2017 por Segfy

Ser um corretor de seguros, atualmente, exige um enorme preparo profissional, muito conhecimento do mercado e, principalmente, domínio das ferramentas disponíveis para otimizar o trabalho e gerar maior lucratividade.

Hoje em dia o mercado oferece uma infinidade de produtos, voltados para todos os perfis de clientes. Se antigamente contávamos com um seguro para o carro e, em alguns casos, seguro de vida, hoje em dia o cliente pode segurar residências, aparelhos de celular, empresas, computadores, câmeras fotográficas e mais uma infinidade de itens. Basicamente qualquer objeto que tenha um valor relativamente alto pode ser segurado por alguma corretora de seguros.

Com isso, os corretores passam a necessitar de alta capacitação, pois é preciso uma grande gama de conhecimentos para lidar com tanta informação disponível. E quem não souber utilizar as ferramentas, ficará para trás no mercado.

Vamos conhecer algumas das ferramentas mais populares e importantes do atual mercado de seguros:

CRM (Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com Clientes)

Quantos clientes você tem em sua corretora de seguros? Você conhece cada um deles, sabe quais são seus hábitos, seus desejos, suas necessidades? Bem, se a sua corretora possui mais de 100 clientes, por exemplo, já vou responder a pergunta para você: é impossível saber tantos detalhes, de tantos clientes.

Atualmente, as pessoas desejam atendimento personalizado. Veja o caso dos apartamentos, por exemplo: antigamente, quando se adquiria um imóvel, você ia até uma loja de móveis e comprava aqueles que mais lhe agradavam. Hoje, isso não funciona mais. As pessoas contratam um decorador, que faz um projeto exclusivo e manda produzir móveis sob medida, personalizados, com a cara do dono.

E por que no mercado de seguros seria diferente? Portanto, para conhecer os hábitos de cada cliente, você precisa investir numa ferramenta de CRM. Por meio desse sistema, você inclui todos os dados referentes a cada um de seus clientes e o CRM se encarrega de ajudá-lo no relacionamento.

No CRM você poderá gerenciar suas interações internas e externas, desde seu processo de vendas até o marketing, permitindo a colaboração de todos da sua empresa. Ao reunir esses processos e tarefas de maneira organizada e integrada você aumentará exponencialmente a produtividade da sua corretora.

Na prática, você terá informações sobre quais produtos aquele cliente já contratou na sua corretora, quando cada um deles vence, como foram os últimos contatos com esse cliente, entre outros dados. Assim, seu atendimento passará a ser personalizado e você poderá conversar com seu cliente como se falasse com ele todos os dias. Certamente, suas vendas serão potencializadas.

Ferramenta Multicálculo

Existem tantas seguradoras hoje em dia, que um trabalho de cotação de seguros para um cliente, se feito manualmente, pode levar dias para ser finalizado. Isso porque cada empresa oferece um preço diferenciado ou uma característica exclusiva que torna impossível o cruzamento desses dados sem a ajuda da tecnologia.

Mas estamos no século XXI, não é mesmo? Atualmente, as corretoras de seguro podem contar com ferramentas multicálculo, que facilitam a vida do corretor na hora de realizar a cotação para o cliente.

Com a ferramenta, o corretor apenas precisa digitar todos os dados e características do cliente. O sistema fará uma busca online por todas as seguradoras, listando tudo o que é oferecido para que o futuro segurado opte pelo produto que mais lhe agrada.

Imagine cotar em mais de 15 seguradoras simultâneamente, sem gastar seu tempo fazendo cotações em cada uma delas individualmente. Você é beneficiado por ter mais tempo para investir em vender cada vez mais e atender melhor cada cliente, enquanto seu cliente recebe a cotação mais rapidamente, permitindo que o seguro seja fechado em questão de minutos ao invés de horas ou dias.

Captação de clientes

Até agora, falamos muito sobre a sua atual carteira de clientes. Mas como você pode ampliá-la? Atualmente, as mídias digitais são um excelente caminho para quem quer ganhar novos clientes, oferecendo grande alcance a um baixo custo de contratação.

É possível criar uma página corporativa no Facebook, trabalhando postagens diárias, com dicas úteis para os usuários. Também há a possibilidade de fazer um perfil no Twitter e uma conta no Instagram, isso só para começar.

Com isso você pode usar o SAC 2.0 levando o suporte para as redes sociais, sem depender apenas do telefone. Você aumentará seus canais de contato permitindo seus clientes serem atendidos em plataformas como o Facebook, além de darem feedback ou mesmo pedir cotações.

Essa nova forma de atendimento permite maior rapidez e libera seus funcionários para atender diversos clientes simultaneamente. Ajudando a reduzir custos para você e simplificando a vida do segurado, que pode te contatar rapidamente nas redes sociais que ele usa diariamente.

Todos os clientes, atualmente, estão nas redes sociais. Você não pode ficar fora delas!

Gostou deste texto? Então curta nossa página no Facebook e fique de olho no que publicamos lá!

 

[contact-form-7 id="502" title="Newsletter"]

Se inscreva em nossa newsletter e receba novidades
Segfy, você + seguro 🧡
Segfy Tecnologia S/A | 30.254.990/0001-55 © 2021 Segfy ®. All rights reserved.