Ferramentas tecnológicas para corretores: quando investir nelas?

Postado em 20 de dezembro de 2017 por Segfy

O gerenciamento de uma corretora de seguros pode ser otimizado com o auxílio de ferramentas tecnológicas modernas e eficientes. Assim, é preciso estar a par dos avanços no campo da tecnologia para obter vantagens competitivas — além, é claro, de poder expandir os negócios e atrair clientes, inclusive em novos mercados.

Sendo assim, elencamos 6 situações em que é necessário investir em ferramentas tecnológicas para obter ganhos, como em processos internos da corretora e em seus canais de relacionamento. Vamos a elas?

1. Quando houver a necessidade de mais eficiência na gestão da corretora

O uso de sistemas gerenciais pode otimizar a gestão de uma corretora, promovendo vantagens como:

  • O aumento de produtividade e do rendimento do trabalho tanto individualmente quanto coletivamente;
  • O auxílio na condução de processos internos;
  • A simplificação das rotinas a serem executadas;
  • O acompanhamento facilitado das tarefas e processos orientado por estatísticas e métricas sobre importações, comissões, relatórios, e-mail marketing etc.
  • A prevenção de retrabalho, um dos principais “vilões” dos processos mais complexos dentro das corretoras.

2.  Quando precisar de segurança e precisão nas informações

A segurança de informações dentro das corretoras é um item muito importante graças à complexidade dos dados e ao nível de confidencialidade que requerem. Perder seus dados porque um de seus computadores foi infectado ou simplismente parou de funcionar é uma das piores situações possíveis.

Além disso, ao guardar seus dados na nuvem eles estarão mais protegidos contra ataques. Já que sistemas de segurança de empresas como google ou amazon são muito mais seguros que os que geralmente são instalados em nossos computadores.

Por isso, investir em softwares de segurança digital, tecnologia em nuvem e backup é fundamental para garantir a proteção e a idoneidade dos dados armazenados.

3. Quando necessitar de ferramentas tecnológicas na gestão individual das atividades

O uso de smartphones, tablets e computadores mais avançados permite um ganho elevado de produtividade dentro da organização — sem falar nas possibilidades de compartilhamento de arquivos que muitos softwares permitem por meio da integração desses diferentes hardwares.

Ou seja, a acessibilidade às suas informações pode ser ampliada, já que um mesmo banco de dados pode ser acessado por esses diferentes equipamentos digitais, em qualquer lugar do mundo pela internet. Somado a isso, temos a leitura rápida de e-mails e de mensagens e o acesso facilitado a agendas, compromissos, notas e lembretes, por exemplo.

4. Quando buscar a melhora no relacionamento com o cliente

O relacionamento com o cliente é potencializado e otimizado por meio da adoção de ferramentas tecnológicas eficientes e modernas. Sistemas CRM (Customer Relationship Management) permitem gerenciar melhor a construção e a manutenção dessa relação, tanto com clientes atuais quanto com possíveis clientes.

Sem falar que as informações dentro da organização podem ser alinhadas e compartilhadas mais facilmente por seus membros, de modo a responder rapidamente as dúvidas dos clientes. Viu como é possível atender melhor o cliente?

O uso de mídias e canais sociais modernos também permite uma maior aproximação junto ao público, já que permitem uma interação instantânea e uma comunicação mais direta entre a corretora e seus clientes.

5. Quando for preciso gerir um grande volume de informações

Cotações, cálculos, consultas a bancos de dados, contratos e outras informações requerem uma boa gestão. O armazenamento eficiente delas em sistemas e bancos de dados modernos também é necessário. As antigas pilhas de planilhas já não são mais eficazes e devem ser abolidas.

Sistemas de gestão são um ótimo meio para gerir todos esses dados, eles são feitos especificamente para os corretores de seguro e permitem a gestão de propostas, apólices, endossos, renovações, faturas mensais, segurados e leads. Você poderá gerenciar todos seus documentos em um só lugar, de maneira simples e eficiente.

6. Quando realizar processos de cotação de seguros

Um dos processos que mais tomam tempo dos corretores é o de cotação de seguros. A possibilidade de se ter todas essas informações em um só lugar, de maneira simples, é uma das vantagens de softwares de cotação de seguros. Além, é claro, de maior agilidade no relacionamento com clientes.

Ao usar um sistema multicálculo você não precisará mais realizar a cotação em cada corretora individualmente, economizando tempo seu e de seus funcionários que pode ser direcionado para melhor atender seus clientes. Além disso, com uma cotação em mão mais cedo seus clientes esperam menos, tem um melhor atendimento e, assim, maior chance de fechar um seguro com você.

Portanto, softwares trazem economia e praticidade em uma única interface em que é possível cotar várias seguradoras. Aliado a isso, existem vantagens como:

  • Facilidade na operacionalização;
  • Produção de relatório simplificado;
  • Disponibilização de formulário web para clientes (captação de dados);
  • Organização de um sistema de pendências que funciona semelhante a uma agenda virtual, na qual é possível ter informações de cada cliente.

 

As ferramentas tecnológicas têm o poder de transformar a forma de gestão de um negócio e se tornaram fundamentais hoje em dia. O ritmo de mudança e de inovações no mercado é cada vez maior, porém o corretor que está atento a isso poderá encontrar muitas oportunidades.

E, se você gostou desse artigo, não se esqueça de nos seguir nas nossas redes sociais para ficar por dentro de mais informações como essas!

 

[contact-form-7 id="502" title="Newsletter"]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se inscreva em nossa newsletter e receba novidades
Segfy, você + seguro 🧡
Segfy Tecnologia S/A | 30.254.990/0001-55 © 2021 Segfy ®. All rights reserved.