Quais as novidades para o mercado de seguros em 2019?

Postado em 6 de fevereiro de 2019 por Segfy

As mudanças têm acontecido tão rápido que fica até difícil acompanhar. Agora no início do ano, os players do mercado de seguros divulgaram as suas projeções e perspectivas para 2019.

Neste artigo, fizemos um compilado com as principais tendências. Confira!

O que o consumidor pode esperar do mercado de seguros em 2019?

Maior agilidade na contratação dos seguros de varejo

Com a crescente adoção de tecnologias no mercado, principalmente pelas seguradoras, a venda de seguros de varejo vai se tornar mais ágil. Um exemplo é o Seguro Auto. Cada vez mais, burocracias e etapas desnecessárias na contratação desse produto estão sendo simplificadas ou eliminadas. O setor está acompanhando o ritmo da era digital, em que tudo precisa acontecer em tempo real, ao mesmo tempo em que o consumidor não abre mão da eficiência.

Seguros mais segmentados

Os avanços também afetam a forma como o mercado de seguros cria produtos e serviços. Tendo acesso a bancos de dados e informações bastante detalhadas sobre o seu público, as seguradoras vão criar seguros mais segmentados, ou seja, de acordo com perfis já existentes de consumo.

Essa tendência será uma grande aliada do corretor de seguros, que terá a oportunidade de oferecer soluções sob medida a novos nichos de clientes. O que ajuda não só a fechar mais negócios como também a fortalecer o seu relacionamento com os segurados. Falando nisso, em 2019, vale investir na gestão da sua carteira e aumentar o seu valor.

Novas coberturas nos planos de saúde

Os planos de saúde estão sofrendo com a crise econômica no Brasil, que deixou mais de três milhões de pessoas sem cobertura, e com a inflação médica, que em 2018 gerou reajustes de 15 a 25% nos preços cobrados pelas operadoras.

Esse cenário tem exigido do segmento a capacidade de se reinventar e, em 2019 a palavra de ordem será personalização. Uma das soluções já encontradas é a combinação em um produto de coberturas mais caras, como hospitalares, e procedimentos de pequenos riscos, buscando reduzir o preço final do plano em até 30%.

Outra novidade é o estímulo às consultas médicas por telefone ou presencialmente antes da ida ao pronto-socorro, bem como a volta do “médico da família”, que atende ao mesmo beneficiário por toda a sua vida, criando uma rotina de cuidado à saúde. As duas iniciativas têm como objetivo inibir a realização excessiva – e muitas vezes desnecessária – de exames e procedimentos médicos, que impactam bastante no valor dos planos.

Como o novo ano tem também perspectiva de reaquecimento da economia, é provável que o segmento continue a recuperação ocorrida em 2018, quando teve alta de 10,3% no primeiro semestre, de acordo com a Confederação das Seguradoras (CNseg).

Melhor experiência de consumo

Quem manda é o consumidor: desde a contratação até a utilização do seguro, o cliente poderá contar com uma experiência mais agradável e diferenciada. É tendência no mercado de seguros a criação de processos focados nos usuários, por meio de aplicativos e outras facilidades. Em 2019, mais do que aperfeiçoar produtos, as seguradoras vão buscar aperfeiçoar o atendimento. Portanto, inclua esse item no planejamento da sua corretora para 2019.

O próprio segurado vai se acostumar a buscar algo que vai além de um simples produto. De acordo com um estudo da Walter Information 2018, os consumidores estarão mais dispostos a gastar com experiências: de US$ 6,6 trilhões em 2018, os investimentos desse tipo serão de US$ 8 trilhões daqui a 10 anos.

Além das novidades para o mercado de seguros em 2019, saiba quais são as principais mudanças que os corretores de seguros enfrentarão este ano.

Quer saber mais sobre as novidades para esse ano, então confira esse infográfico especial que separamos para você e fique por dentro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstração Grátis Segfy
Se inscreva em nossa newsletter e receba novidades
Segfy, você + seguro 🧡
Segfy Tecnologia S/A | 30.254.990/0001-55 © 2021 Segfy ®. All rights reserved.