O repasse de comissão de seguros a produtores é um problema na sua corretora de seguros?

Postado em 16 de agosto de 2018 por Segfy

O repasse de comissão de seguro para produtores é uma arma poderosíssima na busca de novos negócios e crescimento da carteira, mas alguns cuidados são necessários para que essa estratégia não gere resultados diferentes do esperado.

O controle do repasse de comissão de seguro

Um dos erros mais comuns e básicos na hora de usar a estratégia de repasse de comissão de seguro é simplesmente não possuir um controle sobre esse repasse. Muitas vezes, o corretor de seguros que estabelece uma parceria com qualquer canal de venda onde haverá o repasse de comissão de seguro, somente realiza o acordo verbalmente e já inicia os pagamentos dos negócios gerados.

Essa postura pode trazer credibilidade e confiança, porém há riscos que não valem a pena.

Assim que a parceria for estabelecida, é muito importante que o repasse de comissão de seguro seja reduzido em um acordo formal escrito com detalhes sobre o pagamento como, por exemplo, data, como os casos de cancelamento ou inadimplência serão tratados, quem irá receber o pagamento, o percentual a ser pago e sobre o que ele irá incidir.

Assim, o acordo fica muito mais transparente. Além dos detalhes, outra forma de deixar o acordo mais seguro é sempre confirmar o recebimento dos valores e a concordância do seu parceiro. Dessa forma, a chance de uma discussão futura é reduzida.

Otimizando o repasse de comissões de seguros

Uma vez estabelecido o acordo com o produtor, você começará a perceber o quanto pode ser trabalhoso apurar os valores de repasse de comissão de seguro.

Isso porque, além de calcular o valor do repasse, o corretor deve ficar atento à seguradora para saber se o pagamento daquela comissão foi realizado, a forma como foi feito, se aquela apólice não está cancelada, se o cliente pagou a parcela correta, entre outros fatores que, se mal observados, podem até fazer com que o corretor pague um repasse de comissão de seguro que sequer recebeu, ou seja, haverá certamente um prejuízo.

Por isso, o corretor deve manter um controle desses pagamentos. Nesse ponto é onde identificamos algumas diferenças entre corretores que têm sucesso na estratégia de repasse de comissão de seguro e corretores que acabam se prejudicando com as parcerias. 

Manter um controle manual é extremamente desgastante e toma um tempo que o corretor poderia estar gastando atendendo a seus clientes ou mesmo vendendo novos negócios. Por isso, automatizar é a chave do sucesso. O sistema deve calcular automaticamente os repasses de comissão de seguro. Com o lançamento dos detalhes do acordo e da comissão recebida fica muito mais fácil realizar o repasse periodicamente.

No final, tem que dar lucro

Um dos detalhes menos observados pelos corretores de seguros, mas que mais geram prejuízo em negócios que possuem um produtor é a conta de lucro do negócio. É aí que é mostrado se aquele negócio angariado pelo produtor gera uma receita positiva para o caixa da corretora.

Não é raro que, na empolgação de fechar um acordo, o corretor não perceba que o pagamento de repasse de comissão de seguros somado às despesas que aquele negócio trouxe à corretora ultrapasse o valor da própria comissão. Isso acontece em negócios que precisam de muito atendimento ou que geram muito sinistro.

Por isso, o corretor deve estar habituado a acompanhar métricas de produtividade e rentabilidade da corretora. Assim, conseguirá identificar rapidamente se aquele acordo será ou não lucrativo e, conforme for, ajustá-lo para que fique sempre bom para todas as partes envolvidas.

Acordos de repasse de comissão de seguros são e devem ser instrumentos estratégicos para aumentar a rentabilidade e tamanho da carteira do corretor, mas nunca uma armadilha para o lucro. Por esse motivo, é importante manter o controle através de um sistema completo que auxilie na administração dessa forma de venda. 

Conheça as vantagens de utilizar um sistema de gestão para realizar o repasse de comissões a produtores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstração Grátis Segfy
Se inscreva em nossa newsletter e receba novidades
Segfy, você + seguro 🧡
Segfy Tecnologia S/A | 30.254.990/0001-55 © 2021 Segfy ®. All rights reserved.