4 segredos essenciais para a prospecção de clientes

Postado em 20 de dezembro de 2017 por Segfy

A prospecção de clientes é uma questão de primeira necessidade para toda e qualquer empresa. É a partir dela que você vai conseguir novos consumidores e assim deixar o seu negócio com uma vida financeira mais estável e em pleno desenvolvimento. Porém, não é tão simples assim fazer isso.

Este texto vai te mostrar como funciona a prospecção de clientes, como ela funciona conjuntamente com as estratégias de relacionamento e quais resultados você vai ter após fazer um bom trabalho nessa área.

Confira todas essas possibilidades que vão além da prospecção de clientes, porque podem chegar ao ponto da tão esperada fidelização.

Conheça bem o seu mercado

O primeiro ato a ser feito antes começar a prospecção de clientes é estudar, pesquisar sobre o mercado que você trabalha. Por exemplo, se você for dono de uma corretora de seguros é preciso saber quais são os concorrentes, que tipo de produto eles oferecem, o preço, as vantagens. Depois de estudar tudo isso, você vai perceber o que há de errado com essas empresas. Assim, vai poder fazer diferente na sua e ganhar com esses diferenciais.

Além disso, estude o que eles fazem bem e tente trazer isso para a sua corretora, lembre-se de não copiar, mas adaptar as estratégias que funcionam para eles para você, para o seu dia a dia e condições de sua empresa.

Tudo deve ser bem analisado, isso facilita na hora de começar a fazer a prospecção de clientes de maneira eficiente e objetiva. Coloque os dados que você obtiver em uma planilha para facilitar ainda mais a análise de seus concorrentes, te permitindo compará-los entre si e com você sem muitas dificuldades.

Relacionamento tem tudo a ver com prospecção de clientes

Se tem uma coisa que deve ficar na cabeça de todo e qualquer empresário é a importância mais que essencial de um bom relacionamento com o consumidor. E isso não se faz da noite para o dia, muito menos de forma amadora. Você precisa treinar o seu time, ter bons equipamentos, possuir formas diferentes de realizar esse atendimento. A prospecção de clientes acontece muitas vezes no momento em que o seu funcionário está atendendo alguém seja ao vivo, por telefone, chat online, ou mídias sociais.

Investir em tecnologia é essencial para o crescimento da sua corretora, não passe horas cotando em diversas seguradoras sem precisar, invista em um multicálculo para cotar em todas as seguradoras para você automaticamente. Além disso, sistemas de gestão podem te ajudar muito a organizar e conhecer melhor seus clientes. Então não se esqueça de crescer tecnologicamente para aumentar a eficiência sua e de seus funcionários, além de melhorar a experiência para seu cliente.

Por isso, invista em um sistema que dê para você todas as informações detalhadas sobre o seu negócio, os seus clientes, os produtos que você vende, o que mais sai, o que precisa ter maior publicidade. Assim, vai ser muito mais fácil conhecer, entender e vender para os seus possíveis novos consumidores.

Como fazer a prospecção de clientes

Agora que você já sabe tudo do mercado e possui ferramentas necessárias para fazer um bom relacionamento com o consumidor, é hora de investir na prospecção de clientes de forma estratégica. Primeiro, você vai definir quem serão essas pessoas e o porquê escolheu por elas. Depois vai pesquisar em seus relatórios que tipo de serviço ela precisa e oferecer isso com condições especiais e alguns brindes.

Se você for dono de uma corretora de seguros, por exemplo, e for oferecer um seguro de vida para um pai que acabou de ganhar os seus filhos, mas quer deixá-los assistidos quando não estiver mais por aqui. Você vai mostrar para esse pai todas as vantagens de um seguro de vida e provar para ele que esse tipo de contrato vai garantir o futuro dos filhos dele e tudo isso por um preço justo.

Quanto mais informações você tiver sobre a pessoa, o produto ou serviço, e quanto mais oportunidades gerar a partir disso, maior vai ser a prospecção de clientes. E isso deve ser feito em todas as etapas, desde o primeiro contato até depois do pós-venda. Aproveite e peça indicações de novos clientes para os seus atuais.

O resultado da prospecção de clientes

A questão é bem simples, se tudo for feito de forma estratégica e bem feita, além de conseguir novos clientes, você vai fidelizar os antigos. Quanto melhor for a sua comunicação, o engajamento da sua equipe e a gestão de informação, mais fácil vai se tornar o desenvolvimento econômico da sua empresa.

Então dedique-se para aprender cada vez mais sobre seu cliente, pois é esse conhecimento que te guiará sobre como prospectar cada vez mais eficientemente. Organize as informações que você obter utilizando de tecnologias e deixe seu time sempre engajado, usando de todos esses recursos para alavancar a sua corretora.

Gostou deste conteúdo? Quer saber mais sobre como melhorar a vida financeira da sua empresa? Siga a Segfy nas redes sociais. Facebook e LinkedIN.

 

[contact-form-7 id="502" title="Newsletter"]

Se inscreva em nossa newsletter e receba novidades
Segfy, você + seguro 🧡
Segfy Tecnologia S/A | 30.254.990/0001-55 © 2021 Segfy ®. All rights reserved.