Principais mudanças que os corretores de seguros enfrentarão em 2019

Postado em 4 de fevereiro de 2019 por Segfy

Todo início de ano é um ótimo momento para observar quais são as tendências apontadas para o novo período que se inicia, por isso preparamos este artigo voltado a todos os corretores de seguros. O que 2019 reserva para esses profissionais, como eles poderão se destacar no mercado e melhorar ainda mais a produtividade nas vendas?

De acordo com os líderes do setor, 2019 será um ano cheio de desafios, mas também de grandes oportunidades, já que as expectativas são de retomada do crescimento econômico no Brasil. O centro das transformações é a tecnologia, que abrirá um leque de possibilidades de novos negócios.

Tendências para corretores de seguros em 2019

Nova forma de consumir

Com a revolução tecnológica, que já ganhou o título de quarta Revolução Industrial, tudo está mudando: a nossa forma de viver, trabalhar e nos relacionar, e o consumo, é claro, não ficaria de fora. O foco das empresas está mudando da simples entrega de produtos ou serviços para toda a experiência do cliente.

Desde o primeiro contato com os corretores de seguros, o processo de compra de um seguro precisará ser mais do que eficiente em 2019, deve ser prazeroso e memorável para o consumidor. Um bom caminho para alcançar esse que parece um objetivo difícil é buscar conhecer cada vez mais o seu público, seus hábitos, necessidades e desejos,  afim de melhorar a prospecção dos clientes e personalizar as ofertas.

Adotar mecanismos que reduzam a burocracia na contratação e utilização dos produtos também será essencial, e esse movimento já vem sendo adotado pelas seguradoras.

Atue como um consultor e seja transparente e objetivo em seus argumentos, pois o consumidor está mais consciente e exigente. Ele tem acesso a inúmeras informações todos os dias, por isso está muito mais empoderado de suas decisões.

Economia compartilhada

Outra tendência a que os corretores de seguros devem ficar atentos é a da economia compartilhada, que muda totalmente a mentalidade vigente no que diz respeito a negócios.

Grandes exemplos são o Uber e o Airbnb, que revolucionaram os mercados de transporte e hospedagem. As lojas colaborativas também já viraram febre em diversas cidades do país, abrindo portas para micro e pequenos empreendedores que não teriam capital suficiente para investir em uma loja própria.

Com modelos de negócios mais dinâmicos e flexíveis, obviamente surgem demandas de novos produtos para o mercado de seguros na área corporativa. Por isso, esses novos nichos devem estar em seu radar.

GDPR e leis similares

O avanço tecnológico cria novas necessidades, ainda no próprio ambiente virtual. A avalanche de dados que navega hoje em nuvens e sistemas já conta, por exemplo, com proteção da lei na União Europeia desde maio de 2018.

O General Data Protection Regulation (GDPR) regula a privacidade digital, ou seja, informações pessoais de cidadãos que estejam em poder de alguma organização dentro do território do bloco econômico. Os Estados Unidos também voltam suas atenções a esse tema, buscando criar novas leis com inspiração no exemplo europeu.

Junto com as regras vem a necessidade de se proteger de possíveis multas, que podem corresponder a até 4% do faturamento global de uma empresa. Sendo assim, caberá ao mercado de seguros explorar o grande potencial que o segmento de riscos cibernéticos ganhará em 2019 e nos próximos anos.

Redes sociais

Por último, as redes sociais continuarão sendo tendência em 2019. A aposta da vez é o Instagram, que ganha diariamente mais usuários em busca de conteúdo relevante e com o qual ele consiga se identificar.  Usar o Linkedin para prospecção de clientes, também é uma excelente alternativa.

Para os corretores de seguros, marcar presença na plataforma é uma maneira barata de investir em marketing digital e se aproximar do seu público. Explore as ferramentas dessa rede, que ultrapassou a marca de um bilhão de usuários, e construa uma rede de relacionamento com clientes em potencial e consolide o seu nome no mercado.

Preparado para acompanhar as mudanças que virão? Veja o que não pode faltar no planejamento financeiro da sua corretora para 2019!

Não se esqueça de ficar de olho nas principais tendências para esse ano. Confira também esse infográfico gratuito que separamos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstração Grátis Segfy
Se inscreva em nossa newsletter e receba novidades
Segfy, você + seguro 🧡
Segfy Tecnologia S/A | 30.254.990/0001-55 © 2021 Segfy ®. All rights reserved.