Principais cuidados jurídicos para o corretor de seguros

Postado em 29 de agosto de 2022 por Segfy

Não é novidade que o corretor de seguros moderno precisa estar atento a diversas atividades: manter as vendas sempre subindo, ter um bom relacionamento com a sua carteira e ficar sempre de olho nas novidades do mercado de seguros. 

Além desse malabarismo entre as tarefas, o corretor é um verdadeiro intermediário entre o seguro e a sociedade: afinal, é ele o responsável por levar os melhores produtos para cada consumidor de seguros, de acordo com o seu perfil. 

Isso requer, além da sua regulamentação formal para exercer a profissão, que todas as informações sejam precisas, principalmente quando o assunto é o contrato de seguro a ser ofertado para o cliente. O corretor precisa estar atento, informado e sempre de acordo com um universo jurídico que o respalde legalmente para oferecer o melhor tipo de seguro. 

Nos últimos anos, tem-se visto um aumento considerável no número de processos contra corretoras de seguros, muitos dos quais alegando irregularidades nos contratos, desencontro de informações entre corretores, seguradoras e seguros e outras situações de conflito que passam a ferir a credibilidade e confiança do corretor de seguros. 

Para não correr riscos jurídicos, elencamos alguns dos principais cuidados que você pode ter e começar a acompanhar agora mesmo na sua corretora. 😉 Confira:

Principais cuidados jurídicos para o corretor de seguros

1. Fase pré-contratual da apólice 

A maioria das situações de conflito jurídico que acometem os corretores de seguros se dão por conta dos desencontros de informação na fase pré-contratual da apólice, ou seja, quando o cliente está prestes a fechar a compra do seguro. 

Em alguns casos, a seguradora rejeita a solicitação do seguro e, caso o corretor de seguros não informe devidamente seu prospect, isso pode gerar engodos jurídicos no futuro, como processos e indenizações. É fundamental que o corretor de seguros esteja atento e acompanhando todo o andamento do processo, do começo ao fim.

Alguns esclarecimentos podem ser feitos de forma incompleta ou insuficiente, gerando problemas futuros. Certifique-se de fornecer todas as informações pertinentes e esclarecer dúvidas ao seu prospect. 

2. Orientar acerca dos riscos e benefícios do seguro contratado

Durante o período de vigência do contrato, o corretor de seguros precisa estar atento a todos os riscos do contrato de apólice, sendo imprescindível, para a intermediação e condução do negócio, explicar todos os tópicos de assunto ao segurado sempre que necessário, mas também de maneira preventiva. 

Quanto mais informações e esclarecimentos prestados ao seu segurado, de maneira clara e objetiva, melhor para todas as partes envolvidas no contrato.

3. Registre tudo

As informações não registradas, ou os conhecidos acordos “de boca”, são grandes vilões para o lado jurídico do corretor de seguros. Em todos os contatos com o seu segurado, seja via e-mail, whatsapp, telefone, chats, é fundamental ter registros formalizados das suas conversas e andamentos de solicitações junto ao seu segurado. Os registros são objetos de respaldo jurídico em momentos de desencontro de informações e outras situações que possam gerar desconforto. 

4. Adequação a LGPD 

Nossa última dica tem a ver com a conformidade das informações armazenadas do seu cliente. As informações do seu segurado são de extrema importância na sua corretora. Esteja em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, especialmente no que diz respeito aos dados pessoais dos seus clientes, para não correr riscos jurídicos relacionados ao trato de informações pessoais dos seus clientes.

Ressaltamos que esses são alguns cuidados jurídicos que o corretor de seguros pode adotar no seu dia a dia, e isso não anula a importância de uma ajuda profissional especializada. 

Gostou desse conteúdo? A Segfy possui um portal exclusivo para o corretor de seguros encontrar mais dicas como essa! Conheça agora mesmo o Edufy e mantenha-se sempre informado. 🚀

#segjunto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstração Grátis Segfy
Se inscreva em nossa newsletter e receba novidades
Segfy, você + seguro 🧡
Segfy Tecnologia S/A | 30.254.990/0001-55 © 2021 Segfy ®. All rights reserved.