Open Insurance: O que muda no meu dia a dia?

Postado em 30 de dezembro de 2021 por Segfy

O Open Insurance é uma mudança que impactou o mercado de seguros para 2022 foi a inclusão do Open Insurance. O projeto consiste em uma estrutura completa e integrada onde possa haver troca de informações e dados para favorecer o cliente. 

Basicamente, a ideia é criar um mercado de seguros flexível, onde possa acontecer troca de dados entre seguradoras, corretoras e demais segmentos do setor com supervisão da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Mas no seu dia a dia o que, de fato, vai mudar? O corretor de seguros sofrerá com os impactos do Open Insurance? 

Na leitura abaixo, vamos responder essas e outras questões sobre a chegada do Open Insurance no Brasil. Acompanhe!

Preços

Com a implementação do Open Insurance em fases, as mudanças também devem ser sentidas de forma gradual e espaçada em todos os players do mercado. Porém, os preços são o primeiro ponto a sofrer uma mudança positiva para os segurados. Com a democratização dos dados, o cliente tem o poder de personalização do seguro que deseja contratar. 

Com isso, é viável que o produto fique mais barato e mais objetivo para cada necessidade. Corretores de seguros e seguradoras são os players do mercado que mais precisam estar preparados para o impacto no valor. O Open Insurance faz com que a demanda aumente e se torne mais exigente com os produtos de seguros. 

Gestão de Dados

A grande mudança do Open Insurance passa pela gestão dos dados. O processo será gradual e separado por fases. A primeira fase aconteceu em dezembro de 2021 e contou com o compartilhamento de dados entre as empresas referentes aos produtos e os canais de atendimento. A segunda fase está prevista para setembro de 2022 e contará com a liberação do compartilhamento de dados por parte dos clientes. 

A última fase está marcada para dezembro de 2022 e contempla o cumprimento na íntegra dos serviços de todos os players envolvidos no mercado de seguros. 

Por fim, é válido ressaltar que o compartilhamento dos dados pessoais de clientes ou de serviços descritos nas mudanças do Open Insurance precisam obrigatoriamente do consentimento por parte dos envolvidos. A autorização deve ser feita de forma digital e por livre manifestação de vontade do cliente. Ou seja, é ilegal obrigar a pessoa a concordar com o compartilhamento daqueles dados. 

Digitalização do mercado 

O modelo de negócio digital está cada vez mais presente no mercado de seguros. O Open Insurance traz uma combinação de sucesso para que essa mudança seja ainda mais impactante positivamente para os corretores de seguros. 

A gestão dos dados será facilitada e a gestão da LGPD também, com isso as alterações trazidas pelo Open Insurance são ainda mais positivas para os corretores que planejam um 2022 ainda mais digital em suas corretoras.

open insurance segfy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstração Grátis Segfy
Se inscreva em nossa newsletter e receba novidades
Segfy, você + seguro 🧡
Segfy Tecnologia S/A | 30.254.990/0001-55 © 2021 Segfy ®. All rights reserved.