6 dicas para capacitar sua equipe de corretores de seguros

Postado em 18 de novembro de 2022 por Segfy

Mágica para vender mais e melhor não existe, mas boas práticas fazem toda a diferença. Afinal, técnicas de vendas, bem aplicadas, aumentam as chances de efetivação de venda. E o departamento comercial, coração de qualquer corretora de seguros, não resiste muito tempo (assim como o negócio) se não vender.  Portanto, manter sua equipe comercial bem treinada é fundamental e quanto mais complexa for a venda, mais o time de vendas precisa estar preparado.

Mas será que os profissionais que trabalham em sua corretora de seguros estão bem treinados para o desafio de vender e alcançar resultados?

Como manter o nível dos vendedores mais experientes e ao mesmo tempo ensinar novos profissionais a obter metas desejadas?

Listamos algumas dicas para te ajudar a qualificar ainda mais a equipe da sua corretora de seguros. Analise, identifique as oportunidades, teste e realize alterações necessárias.

Alinhe as necessidades de aprendizagem com os resultados esperados.

O ponto de partida é: tenha claro os objetivos com a equipe de vendas e o nível de expectativas que existe em cima desse time. Seus corretores precisam ter conhecimento das metas e onde a empresa deseja chegar em curto, médio e longo prazo.

Entenda também os conhecimentos, habilidades e atributos de cada um. Conhecer o potencial individual e dificuldades de cada membro de sua equipe, trazem elementos para que você possa ter ideia de como cada um deles vai se sair no treinamento de equipe. Isso também guia o nível de exigência e cobrança em cada colaborador e permite que você tenha a visão de onde cada vendedor pode chegar para alcançar os resultados esperados.

Foco nos produtos e no mercado de seguros

Os treinamentos em vendas precisam, acima de tudo, ser sobre estratégias relacionadas ao produto. Teorias de vendas temos aos montes por aí, que por si só, não faz do profissional um vendedor.

Seu corretor, mais do que ninguém, precisa conhecer, entender e estar atualizado a respeito de tudo que cerca o produto/serviço que ele está vendendo. Como base de sustentação para sua corretora, seu time precisa estar devidamente preparado e bem treinado.

Para avançar nas vendas, toda a equipe comercial deve:

  1.  Ter conhecimento de como o mercado está recebendo esse tipo de produto – para seguir com a abordagem certa;
  2. Saber quais são as necessidades do cliente e como seu produto pode supri-las;
  3. Entender aspectos técnicos que cercam o produto;
  4. Estar de olho no que os concorrentes oferecem e qual o preço praticado.

É normal que ao longo do tempo, naturalmente, os corretores melhorem seus conhecimentos e aprimorem suas formas de abordagem, mas você não deve esquecer que eles precisam de estímulos e motivação e são nesses treinamentos que esse assunto pode ser melhor discutido e trabalhado.

Feedbacks para evoluir

Feedbacks positivos ou a melhorar são sempre muito importantes para um time comercial. Medir o desempenho dos conhecimentos e habilidades técnicas, permite que os erros sejam corrigidos e os acertos potencializados.

Reuniões de equipe também são um ótimo espaço para estimular avaliações contínuas e sistêmicas. Em uma conversa livre, os membros de sua equipe provavelmente se sentem mais à vontade para abordar suas dificuldades e compartilhar pontos mais fracos. Além disso, baseie seus feedbacks em indicadores concretos, mostre os números e indique como pode melhorar ou elogie o sucesso de alguma métrica positiva. 

Processos organizados

Processos guiam o trabalho dos colaboradores, sem que eles precisem criar novas formas de trabalhar diariamente. Além disso, são por meio de processos que sua empresa consegue medir os resultados de cada etapa do fluxo de trabalho.  

Dica importante: Encontre o que cada corretor tem feito de melhor em cada etapa de seus processos individuais. Divida isso com o restante de time. A probabilidade dos demais aderirem o que foi produtivo para o outro é grande.

Situações práticas para efetivar os treinamentos

Além de toda a teoria aplicada, é fundamental que seu colaborador seja colocado em situações práticas, para aplicar tudo que foi trazido no treinamento teórico. Por isso, um vasto material, livros e guias não vão durar muito tempo na cabeça de seu vendedor. Um treinamento eficaz é aquele que fornece o que o time precisa aprender, através de situações reais.

EduFy para te ajudar! 

A Segfy disponibiliza uma ferramenta que pode te ajudar MUITO na capacitação da sua equipe. O EduFy, é um ambiente virtual com conteúdos educacionais relacionados ao mercado de seguros, vendas, entre outros temas que pode ajudar a sua corretora a evoluir. Selecionamos grandes nomes, com um material didático e intuitivo para você.

Todos os conteúdos do EduFy são gratuitos para quem é corretor Segfy!

Clique aqui e conheça o EduFy agora mesmo! 

#segjunto

Instagram: @eusousegfy

Facebook: /Segfy

YouTube: Segfy

LinkedIn: Segfy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstração Grátis Segfy
Se inscreva em nossa newsletter e receba novidades
Segfy, você + seguro 🧡
Segfy Tecnologia S/A | 30.254.990/0001-55 © 2021 Segfy ®. All rights reserved.