Como usar seus canais de comunicação para fidelizar clientes?

Postado em 28 de maio de 2021 por Segfy

Quais canais de comunicação a sua corretora já utiliza? Em um mundo conectado, a disputa pela atenção e comunicação fica cada vez mais acirrada, sendo crucial ter uma presença forte e acessível em mais de um canal digital.

Acontece que nem sempre você tem uma equipe para dar conta de estar presente em todos os canais, por isso, é importante decidir em quais canais concentrar seus esforços, a linguagem e como você quer ser visto pelo seus clientes. Acompanhe aqui o que você precisa considerar na hora de montar sua estratégia de canais de comunicação:

Como escolher os melhores canais de comunicação para atrair e fidelizar clientes?

Fale com o seu cliente por onde ele vem falar com você

Para serviços de maior concorrência, como é o caso de seguro automóvel, a rapidez na resposta e disponibilidade do corretor no atendimento podem ser decisivos para que o cliente não feche com outra pessoa. Não tem nada mais chato do que entrar em contato com uma pessoa pelo WhatsApp, por exemplo, e ela te pedir para enviar um e-mail para continuar o atendimento. 

Se seu cliente veio até você por um canal específico, continue respondendo por ali e só mude de canal se for relevante, como na hora de enviar documentos e arquivos importantes que devem ser feitos por e-mail.

Saiba em quais canais está a atenção do seu cliente

Atualmente, a briga das empresas é pela atenção do cliente, lembre que as pessoas recebem milhares de informações, notícias e diversos estímulos visuais e auditivos durante o dia, o que pode chegar a ser cansativo. Avalie se seus clientes estão olhando para a tela do celular mesmo na sala de espera do dentista, ou pegam para ler as revistas que estão na mesa. 

Depois de identificar para onde a atenção do seu cliente se direciona, você também precisa pensar em como atrair a atenção dele nesse canal sem parecer invasivo ou cansativo, levando em conta a intenção de cada canal de comunicação.

Cada canal de comunicação exige uma linguagem diferente

Um grande erro de alguns profissionais é usar o mesmo estilo de comunicação para todos os canais de contato com o cliente, pecando por ser informal ou formal demais. Para entender qual a linguagem que você deve usar em cada canal é importante saber o propósito de uso de cada um deles:

  • WHATSAPP: muitas pessoas estão usando o WhatsApp como o “novo e-mail”, mas é importante lembrar que ele não é! Lembre que ali você está entrando no meio de conversas pessoais, de família e amigos, e mesmo para assuntos profissionais exige uma resposta mais rápida. Caso você use esse canal para se comunicar com seus clientes, tente automatizar algumas mensagens que facilite seu atendimento e tenha um controle de tempo de resposta.
  • E-MAIL: é o melhor canal para oficializar contratos e enviar documentos importantes, já que é mais seguro para guardar e localizar essas informações. Em casos que o cliente não use muito, reforce a comunicação com outro canal auxiliar, como o WhatsApp, para confirmar o recebimento dos e-mails.
  • INSTAGRAM E FACEBOOK: um grande canal de atenção e dedicação de tempo online, aqui precisa estar atento ao fato de que sua comunicação, além de estar atrelado à distribuição do algoritmo ou de investimento em tráfego pago, ela vai disputar atenção com muitas outras coisas, a maioria direcionada para entretenimento. Então, é importante considerar que o conteúdo dessa mídia responda a perguntas como: o que de interessante posso ensinar para meus clientes? Como posso deixar o assunto da minha empresa mais leve? Como tornar o que a minha empresa precisa falar mais divertido e ainda profissional? Como quero que minha empresa seja reconhecida?
  • LINKEDIN: ao contrário do Instagram e Facebook, onde as pessoas procuram principalmente o entretenimento, o LinkedIn tem um propósito de construção de networking, crescimento profissional e de aprendizado. É um ótimo canal para construir a confiança e reputação da sua empresa ou de você mesmo, como corretor.

Os 4 pilares para comunicar para fidelizar clientes e não somente vender

Ninguém quer abrir as mensagens e conteúdos e se deparar com uma comunicação de “compre, compre, compre”, isso faz com que a sua empresa seja ignorada e cause uma sensação ruim nos clientes. Esses 4 pilares podem ajudar na hora de equilibrar sua comunicação, se mostrando como auxiliar aos clientes sem ser classificado como "spam".

1 - Conteúdos compartilháveis

Crie uma comunicação que vai facilitar a vida do seu cliente, informações interessantes que ele sinta vontade de compartilhar com mais pessoas porque causam aquele sentimento de “como não sabia isso antes?”. Use como inspiração até referências de segmentos fora do mercado de seguros que tiveram sucesso e se pergunte como você pode aplicar a criatividade na sua corretora.

2 - Mostre acesso e disponibilidade

Você não precisa estar disponível 100% do tempo para seus clientes, mas é importante ter clareza nos horários de resposta e ter as informações de fácil acesso para quando o cliente vai pesquisar por onde ele consegue falar com você. Em todos os seus canais de atração, coloque também as outras informações de contato direto, facilitando a busca das pessoas.

3 - Encontre o equilíbrio perfeito de contato

Um relacionamento harmonioso está em entender qual o equilíbrio entre comunicar e deixar que o cliente se comunique com você, sem virar chato ou invasivo mas ainda se mostrando atencioso e disponível. Lembre de seu cliente em datas especiais e se antecipe nas necessidades dele para oferecer renovações ou novos serviços mas só faça isso quando o relacionamento já possui confiança e abertura.

4 - Tenha uma base de dados para auxiliar sua comunicação

Manter um histórico de seus clientes, proteger dados e automatizar processos de e-mail e mensagens de atendimento potencializa muito o alcance da sua corretora e facilita na gestão da empresa. Por isso, conte com a plataforma de gestão da Segfy para agilizar seus processos e permitir que a sua corretora cresça ainda mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstração Grátis Segfy
Se inscreva em nossa newsletter e receba novidades
Segfy, você + seguro 🧡
Segfy Tecnologia S/A | 30.254.990/0001-55 © 2021 Segfy ®. All rights reserved.